Debate

Tubarão aparece em rio no litoral de SP e morador pega animal com as mãos

Vitor Paiva - 22/02/2022 às 14:45

Um tubarão apareceu em um rio na região de Itanhaém, no litoral do estado de São Paulo, na última segunda-feira, dia 21, causando comoção entre banhistas, que tentavam ajudar o animal. Segundo testemunhas, o tubarão da espécie galha-preta (Carcharhinus limbatus) parecia “desnorteado”, e um vídeo registrando o momento mostra o animal imóvel uma parte rasa do Rio Itanhaém, próxima à região da Boca da Barra. enquanto a população busca ajudá-lo a retomar seu rumo.

Tubarão em Itanhaém

O vídeo mostra um homem perigosamente segurando o animal pela cauda

-Ubatuba registra 1º ataque de tubarão em 30 anos; veja foto

O vídeo, registrado pelo empresário e estudante de biologia marinha Paulo Ricardo Gimenes por volta das 15h30 da última segunda-feira, mostra os banhistas utilizando uma bicicleta para criar uma barreira e ajudar a orientar o animal, e um homem chega a empurrar o tubarão de volta à parte mais funda, segurando-o pela cauda. Em seguida ele finalmente consegue voltar a nadar e se afasta, enquanto o grupo comemora.

-Tubarão-branco se aproxima de banhistas ilhados em pedra que precisam ser resgatados

Em reportagem do site G1, especialistas confirmaram que, ainda que a espécie de fato costume aparecer nas águas do litoral paulista, de modo geral o tubarão-galha-preta não representa perigo para os banhistas. Segundo a matéria, é provável que o animal tenha seguido um cardume de peixes até o local, ou mesmo que estivesse preso previamente em uma rede de pesca, motivo pelo qual apresentava sinais de atordoamento.

Tubarão em Itanhaém

Os banhistas tentaram orientar o animal com uma bicicleta

-Baleia é devorada por 8 tubarões-brancos; veja o vídeo impressionante

Ainda que o “encontro” ocorrido no Rio Itanhaém tenha transcorrido sem acidentes e se encerrado em um final feliz, os biólogos marinhos orientam veementemente que a atitude do homem que segurou no tubarão não deve ser repetida, já que os tubarões, mesmo desnorteados, são animais muito fortes e velozes, e podem atacar e causar ferimentos gravíssimos. A recomendação recomenda que sempre as autoridades competentes e especialistas sejam chamados.

Publicidade

© fotos: YouTube/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness