Ciência

Uma cidade soviética decadente no meio do mar

Redação Hypeness - 16/02/2022 às 10:37 | Atualizada em 18/02/2022 às 11:10

Você já ouviu falar de Neft Daşlari? Como sabemos, a extração de petróleo do fundo do mar pode levar o ser humano a criar coisas curiosas (como noticiamos aqui a montanha russa da Arábia Saudita em uma plataforma marinha), mas, nesse caso, estamos falando literalmente de uma cidade sobre as águas.

Cidade gigante foi construída no meio do Mar Cáspio para extração petrolífera

Neft Daşlari significa “Pedras com petróleo” em azeri, língua do Azerbaijão, onde fica o local. Lá pelos anos 1950, a União Soviética – que tinha o país azeri junto de seu território – precisava expandir sua produção petrolífera e viu na região atual de Oil Rocks um bom caminho para tal.

– Por que a NASA instalou uma base na Cidade Proibida das Estrelas na Rússia

O local fica a cerca de 100 quilômetros para dentro do Mar Cáspio partindo de Bacu, capital do Azerbaijão. O governo soviético precisava de muitos trabalhadores naquela plataforma e começou a expandir o que era uma simples plataforma de petróleo como as que conhecemos no Brasil.

Depois de alguns anos,  Neft Daşlari tinha mais de 300 quilômetros de estradas conectando barcos, portos e uma série de apartamentos que abrigavam mais de 40 mil soviéticos que trabalhavam diariamente na extração de petróleo. A cidade viu seu pico nos anos 1970, quando a União Soviética começou a alimentar o mundo com o combustível depois da Crise da OPEP de 1973.

– Fotos inéditas mostram a vida na União Soviética durante a década de 1950

A cidade era hipertecnológica, sendo capaz de dessalgar a água marinha para criar um sistema sustentável de hidratação para os trabalhadores.

Atualmente, existem cerca de 2 mil pessoas morando na cidade porque mesmo sendo alvo de exploração desde os anos 1950, há muito petróleo reservado para Neft Daşlari. Estimam-se que cerca de 30 milhões de toneladas de petróleo ainda estejam no subsolo dessa região do Mar Cáspio, o que dá mais uns 30 anos de extração petrolífera.

Existe uma grande questão sobre o fim da cidade

Entretanto, sem o frenesi de antigamente, muita coisa está decaindo em Neft Daşlari. Os 300 km em pontes quase integralmente afundaram. E a cidade pena para saber até quando irá existir.

 

Publicidade

Fotos: Arquivos da URSS


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness