Ciência

Único templo subterrâneo pré-histórico do mundo está em Malta e pode anteceder pirâmides em até 1400 anos

Yuri Ferreira - 17/02/2022 às 10:45 | Atualizada em 21/02/2022 às 10:27

Você já ouviu falar do Hipogeu de Hal Saflieni? Esse local é um dos mais curiosos do planeta: trata-se do único templo subterrâneo pré-histórico conhecido pelo homem moderno. O espaço recheado de história fica localizado na cidade de Paola, no arquipélago de Malta e pode ser visitado por turistas.

De acordo com os historiadores, o Hipogeu de Hal Sflieni data de 2500 anos antes de Cristo, o que o torno mais velho do que as Pirâmides do Egito em apenas uns 14 séculos.

– Aquecimento global está destruindo patrimônios artísticos da humanidade

Tumbas históricas são o único templo pré-histórico subterrâneo conhecido pelo homem

A construção subterrânea é extremamente complexa e, segundo os pesquisadores, ela se tratava de uma espécie de necrópole, ou seja, um cemitério subterrâneo, mas que, ao mesmo tempo, também era o abrigo de pessoas, que moravam debaixo do solo.

O local foi descoberto no ano de 1902 de forma acidental: escavadores estavam tentando fazer uma cisterna e acabaram encontrando o templo, que foi posteriormente explorado por arqueólogos.

– A fascinante arquitetura de Saná, a capital do Iêmen que fica em pleno deserto

O hipogeu tem três níveis: o primeiro é um cemitério comum, com valas abertas para o depósito de corpos. No segundo piso, existem diversas entradas para salas amplas e também entradas que não conduzem a lugar algum.

Local conta com valas, depósito e até sala de oráculo

Nesse local, existem três salas: a sala principal, onde foram encontradas estatuetas de mulheres dormentes que hoje são consideradas importantes registros de arte antes da escrita. Há também uma sala de oráculos, um local pequeno desenhado acusticamente para a produção de ecos, com desenhos espiralares no teto.

O outro ambiente é a chamada sala decorada, um espaço extremamente bem conservado, com paredes lisas e desenhos geométricos por todo o canto. Neste piso há também um poço de serpentes, onde eram guardadas diversas cobras e esmolas.

“A dormente”, uma das mais importantes obras da pré-história

No último piso do hipogeu, se localiza um depósito de grãos. Vale lembrar que nesse período o ser humano já tinha dominado a agricultura e era capaz de armazenar comida para momentos de austeridade.

Reconhecido desde 1980 como Patrimônio Mundial da UNESCO, o Hipogeu de Hal Sflieni é um dos mais importantes destinos turísticos de Malta e é reconhecidamente um importante marco para a compreensão do homem mediterrâneo no período que antecede a invenção da escrita.

Publicidade

Fotos: Creative Commons


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Canais Especiais Hypeness