Ciência

Urano e Estrela D’Alva são destaques para serem observados no céu de fevereiro

Redação Hypeness - 07/02/2022 às 10:23

Os eventos astronômicos que poderão ser observados no céu de fevereiro de 2022 são diversos e incríveis. Para quem gosta de observar planetas e quer ver até uma chuva de meteorosé só ficar atento e, pelo jeito, colocar o despertador para acordar bem cedinho.

Eventos no céu – fevereiro de 2022

Na madrugada do dia 7 para o dia 8, você pode conferir a chuva de meteoros Alfa Centaurídeos. A chuva está visível no céu por alguns dias, mas será nessa madrugada acontecerá o seu ápice. É uma chuva fraca, com apenas 5 meteoros por hora, mas ainda assim vale a experiência. Ela estará na direção sul, mas para ter certeza, basta usar um app como o Stellarium. Busque pela constelação de Centauro e naquela região você poderá presenciar a chuva de meteoros.

– Empresa americana celebra voo em gravidade zero de 1ª equipe de pessoas com deficiência

céu de fevereiro

Urano poderá ser observado no início do mês de fevereiro

Também nesse dia 7, você poderá observar o raríssimo Urano a olho nu. O sétimo planeta do sistema solar, que está a 2,8 bilhões quilômetros da Terra, estará ao lado oeste da Lua no início da tarde de segunda-feira. Use binóculos para ver melhor o azul pálido daquele planeta.

– Estrela supergigante tem morte observada por astrônomos pela primeira vez

Durante todo o ano de 2022, Vênus, a nossa querida Estrela D’Alva, só poderá ser vista durante a alta madrugada. O planeta brilhante vai estar em seu ápice no céu a partir dia 9. Olhe para o leste por volta das 3h30.

céu do mês

Alinhamentos planetários fazem parte do céu de fevereiro

No próximo dia dezesseis, você pode também ter a chance de observar Mercúrio, considerado um dos planetas mais difíceis de ser vistos por conta de sua proximidade com o Sol. No próximo dia 16, ele estará em elongação máxima, que é o momento em que ele fica mais distante do Sol. É possível vê-lo antes do nascer do Sol, ao leste.

Na madrugada do 27, você verá um alinhamento planetário incrível entre Lua, Marte e Vênus. No dia 28, Saturno e Mercúrio também irão se juntar ao grupo, em uma conjunção raríssima. A observação, infelizmente, só é possível por volta das 3h da manhã.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness