Sustentabilidade

Urso de quase 250 kg invade casas em busca de comida e deixa moradores em pânico

Redação Hypeness - 24/02/2022 às 18:18

Um urso faminto está colocando moradores de South Lake Tahoe, na Califórnia, em pânico. Chamado “Hank The Tank”, o animal de mais de 220kg é procurado pela polícia por invadir mais de 28 casas desde julho em busca de comida e deixar um rastro de destruição por onde passa.

Desde o verão passado, o urso preto extraordinariamente grande está se movendo pela região das montanhas de Sierra Nevada. A área abriga 40% da população de ursos negros do estado. Em sete meses, Hank danificou pelo menos 33 propriedades, além das 28 invadidas em busca de alimento, como informou o blog do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW).

Urso Hank The Tank

Urso de quase 250 kg invade casas em busca de comida e deixa moradores em pânico

“Este urso é extremamente acostumado com comida e usou seu imenso tamanho e força para arrombar portas da entrada e portões de garagem”, disseram autoridades no post. “Houve, na última contagem, 102 relatos individuais de respostas da polícia local a este urso, incluindo várias tentativas para desencorajar o urso a invadir casas e procurar fontes de comida humana”.

Conflitos entre humanos e ursos geralmente acontecem durante o verão e o outono, quando os ursos famintos estão ganhando peso para a hibernação no inverno. Os ursos negros têm um olfato sete vezes maior do que o de um cão de caça e muitas vezes são atraídos para casas, cidades e acampamentos próximos quando sentem o cheiro de comida humana.

-Vídeo mostra momento em que urso acorda de hibernação e muita gente se identifica

A polícia e os funcionários da vida selvagem tentaram assustar o urso com armas de paintball e seus jatos de tinta, sacos de feijão e sirenes, mas Hank nunca é dissuadido por muito tempo, relatou Alyssa Lukpat ao New York Times.

“Ele aprendeu a usar seu tamanho e força para arrombar as casas”, disse o porta-voz do CDFW, Peter Tira, à BCC. “Vai passar pelas portas da garagem, vai passar pelas portas da frente. Vai passar pelas janelas.”

Hank parece ter pulado a hibernação de inverno por causa de seu acesso a um suprimento abundante de alimentos, o que pode justificar parte de seu tamanho impressionante. Os ursos negros no oeste dos Estados Unidos geralmente pesam entre 45kg e 136kg, e Hank provavelmente atingiu seu tamanho comendo comida humana, relata Hannah Seo, da Popular Science.

“Ele não está sobrevivendo com uma dieta de formigas e frutas como muitos ursos selvagens fazem”, disse Tira à BBC. “Em Tahoe, há acesso a alimentos altamente calóricos durante todo o ano – quer estejamos falando de sobras de pizza, sorvete ou apenas lixo. É mais fácil encontrar esse tipo de comida do que trabalhar por horas para remover larvas de um tronco morto.”

Hank é um “urso severamente viciado em comida”, de acordo com o departamento de vida selvagem do estado, o que significa que ele não tem mais medo de humanos e associa as pessoas ao acesso a alimentos.

As autoridades estão agora unindo esforços para tentar capturar o urso, que foi visto pela última vez há alguns dias andando por uma rua em Tahoe Keys, uma comunidade a cerca de 300 quilômetros a nordeste de São Francisco, de acordo com Sara Smart, da CNN. Funcionários da vida selvagem determinarão se podem transportar Hank para um santuário ou se serão forçados a sacrificá-lo, pois o urso se acostumou a entrar em conflito com humanos.

-Professor flagra 3 bebês urso dançando numa roda: ‘Me senti num conto de fadas’

“Embora a área de Lake Tahoe tenha uma população de ursos saudável e densa, a eutanásia de um animal é sempre nossa última opção”, diz o post do blog. “A CDFW está atualmente avaliando a possibilidade de colocação deste urso quando capturado.”

As autoridades locais estão aconselhando os moradores a armazenar e descartar alimentos com responsabilidade para evitar que outros ursos adotem o mesmo comportamento.

Publicidade

Fotos: @southlaketahoepd


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness