Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A presença da mineira Natalia Deodato vem oferecendo visibilidade e informação dentro do Big Brother Brasil 22 sobre um tema pouco falado, mas bastante relevante, que afeta 0,5% da população nacional, e 1% a 2% da população mundial: o vitiligo.
Assim que o assunto surgiu, em uma conversa recente no programa, a participante de 22 anos aproveitou o interesse da sister Laís, que é médica, para dividir um pouco da sua história com a condição, que causa manchas embranquecidas na pele, e que começou a aparecer quando ela tinha nove anos de idade.
A modelo e designer de unhas Natália Deodato trouxe o tema do vitiligo para o BBB
-Fotógrafo com vitiligo faz ensaio arrasador com modelos na mesma condição
A conversa aconteceu no último dia 31 de janeiro, e começou quando Laís perguntou se, no caso de Natália, o vitiligo tinha começado pelas extremidades do corpo.
“O meu começou com uma pontinha no olho, uma pontinha na nuca e uma pontinha no joelho. Eu tinha nove anos. A minha família tem um caso muito distante, então não pode ser considerado um caso hereditário”, revelou Natália, que é de Belo Horizonte, e trabalhava como modelo e designer de unhas antes de ingressar no BBB. A relação da sister com a condição de pele é a melhor possível, confirmando a importância de tratar o tema com naturalidade, tranquilidade e orgulho.
O assunto surgiu em conversas recentes dentro do programa, especialmente com Laís, que é medica
-BBB: saiba o que é pornô de vingança, que vitimou Natália após vazamento de vídeo íntimo
“O que mais gosto no meu corpo é o meu vitiligo! Quando falam que sou manchada, agradeço. Não tenho problema nenhum e sinto prazer em falar sobre ele, porque, infelizmente, o que falta nas pessoas é informação”, afirmou, em entrevista para o site GShow.
Em outra conversa dentro do programa, Natália revelou que enxerga a condição como uma expressão de sua dificuldade em expor seus sentimentos: “O meu vitiligo, por exemplo, é uma forma muito clara de expressar isso, eu engulo tanto o meu sentimento para não transparecer para as pessoas, que estou com uma sensibilidade. Sou humana e aí isso aflora de alguma forma”, ela disse, em uma conversa à beira da piscina.
Condição autoimune que pode ou não ter origem hereditária, o vitiligo se dá pela queda ou ausência em certas partes do corpo de melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, pigmento que oferece a coloração de nossas peles. As manchas, também chamadas de “lesões”, costumam aparecer nas mãos e pés, nas articulações – como cotovelos e joelhos -, no rosto e nos genitais e, apesar de ser referido como doença, para além da mudança estética o vitiligo não traz nenhum prejuízo à saúde.
A condição afeta os melanócitos, que produzem a melanina do corpo
-Avô com vitiligo cria bonecas inclusivas para acolher crianças com a mesma condição
A condição possui tratamentos, através da aplicação de pomadas e de fototerapia, mas não possui cura; a ciência não chegou a uma conclusão definitiva sobre sua origem e causa.
Por se tratar de uma doença especialmente visível – o tamanho das manchas varia em cada pessoa –, é comum que muito se especule sobre o vitiligo e, com isso, uma série de mitos e inverdades se popularizam. A começar pela ideia de que a condição pode ser contagiosa: o vitiligo não é de forma alguma transmissível. Ainda que algumas pessoas relatem maior sensibilidade nas regiões esbranquiçadas, também não é verdade que ele cause coceira nas partes afetadas.
O vitiligo afeta diversas partes do corpo, como as extremidades dos pés e mãos
-Modelo fala como relação com vitiligo abriu caminho para carreira
Outro mito diz que quem tem vitiligo não pode pegar sol: pode, mas com proteção solar intensa, preferencialmente com fator acima de 50, e sempre com acompanhamento dermatológico especial. Por se tratar de uma pele sensível, é verdade que a pessoa pode desenvolver queimaduras solares e outros males cutâneos com mais facilidade.
Publicidade
Oferecer acesso à universidade para pessoas que não podem arcar com os custos de uma faculdade privada é importante....
Um mercado de carne de cachorro em Gupo, na Coreia do Sul, irá fechar as portas no próximo mês. O local é...
No epicentro de denúncias de estupro, Neymar já foi cobrado por seus principais patrocinadores. Parceria do atleta...
Bianca Lourenço, 24 anos, continua desaparecida no Rio de Janeiro. A suspeita de que a jovem tenha sido vítima de...
A nossa amada medalhista olímpica Rayssa Leal, de 13 anos, criticou as autoridades de Imperatriz (MA), sua cidade...
Depois de 33 anos como agente penitenciário, com 11 deles em serviço no Carandiru, em São Paulo, Jill de Moraes...
Condenado pela morte do índio Galdino Jesus dos Santos, Gutemberg Nader de Almeida Júnior foi promovido pelo governo...
Você até pode achar que, em pleno século XXI, não deveríamos estar tendo esta discussão. Mas, infelizmente,...
Xuxa resolveu comentar em uma postagem feita pelo Padre Fábio de Melo no Instagram. O vídeo de uma galinha protegendo...