Arte

6 filmes imperdíveis que batem de frente contra o racismo

Redação Hypeness - 21/03/2022 às 17:48 | Atualizada em 21/03/2022 às 17:49

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial, em 21 de março, nasce para relembrar um triste episódio que ficou conhecido como “massacre de Shaperville”. A data ficou marcada pela manifestação na África do Sul, em 1960, onde 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava sua circulação em lugares públicos. A marcha acontecia de forma pacífica, até que tropas do Exército atiraram contra a multidão matando 69 pessoas e ferindo outras 186.

O tema está cada vez mais latente e é impossível ignorar a necessidade urgente de justiça racial, fato que já foi e continua sendo retratado pelo cinema. Um dos grandes representantes desse debate é o diretor Spike Lee, que usa da comédia e do sarcasmo para expor a condição de pessoas negras em diversos momentos da história.

Em parceria com o Telecine, montamos uma lista de filmes essenciais para nos educarmos sobre a história e não repetirmos erros do passado. Vamos nessa!

1. ‘Luta Por Justiça’

Baseado no livro best-seller, o filme apresenta a inesquecível história do advogado Bryan Stevenson (Michael B. Jordan) com o caso de Walter McMillian (Jamie Foxx), que foi condenado e sentenciado à morte por um crime que não cometeu.


A powerful true story about the potential for... : the queen's gambit (2020)

2. ‘Faça a Coisa Certa’

Numa pizzaria em um bairro do Brooklyn onde a maioria da população é negra, há uma parede com fotos de ídolos ítalo-americanos. Quando o ativista Buggin’ Out (Giancarlo Esposito) pede ao dono do lugar que a parede tenha ídolos negros e ele nega, inicia-se um boicote à pizzaria que desencadeia uma série de incidentes. Dirigido por Spike Lee e indicado a dois Oscars, incluindo o de Melhor Roteiro Original.

do the right thing – Au cas ou ça t'aiderais

3. ‘A Outra História Americana’

Derek (Edward Norton) é um neonazista que vai preso após matar dois homens negros que tentavam roubar seu carro. Livre após três anos de prisão, ele decide tomar um novo rumo na vida e isso inclui fazer de tudo para que seu irmão mais novo, Danny Vinyard (Edward Furlong), não siga seus passos. Indicado ao Oscar de Melhor Ator.

5 motivos para você assistir A Outra História Americana (American History X)

4. ‘Um Limite Entre Nós’

Nos anos 1950, Troy Maxson (Denzel Washington) mora com a esposa Rose (Viola Davis) e seu filho mais novo. Levando uma vida frustrada por não ter se tornado jogador profissional de beisebol, tudo piora quando seu filho revela que deseja ser jogador de futebol americano. Dirigido por Denzel Washington, o filme venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Oscar 2017 - Um Limite Entre Nós (Fences)

5. ‘Infiltrado na Klan’

Em 1978, o policial negro Ron Stallworth (John David Washington) consegue, de forma inusitada, se infiltrar na Ku Klux Klan. Seu parceiro Flip (Adam Driver), um policial branco e judeu, se passa por Ron nas reuniões presenciais para que a dupla possa investigar e pôr fim à organização racista. Dirigido por Spike Lee e vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Trending GIF hair afro john david washington power to the people blackkklansman black klansman | Hair gif, Giphy, Power to the people

6. ‘Skin – À Flor da Pele’

O skinhead Bryon Widner (Jamie Bell) se uniu ao grupo de supremacistas brancos aos 14 anos após a morte de sua mãe. No entanto, o envolvimento com Julie (Danielle Macdonald) e a aproximação com o ativista negro Daryle Jenkins (Mike Colter) o fizeram querer largar o grupo de neonazistas. Para ter sua paz de volta, ele precisará trair seus velhos parceiros e arriscar a si e sua família trabalhando para o FBI. Indicado ao Prêmio C.I.C.A.E. do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Todos os filmes, além de muitos outros, estão no catálogo do Telecine. Assine o Telecine e aproveite!

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness