Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Rota 40 é menos famosa na cultura pop do que a Rota 66, mas sua importância histórica é extrema para os Estados Unidos da América. A estrada que liga Nova Jersey ao estado de Utah tem 3 mil quilômetros de extensão, mas foi um curto trecho, que ligava Nova York a Baltimore, que carrega boa parte dessa história que causou incidentes diplomáticos e protestos nos EUA.
Em 1961, os EUA ainda viviam com a segregação racial. E uma série de embaixadores de países africanos começaram a sofrer com o regime racista estadunidense.
Estrada nos EUA foi palco de conflitos diplomáticos e motivou manifestações contra o racismo nos anos 60
O embaixador do Chade fazia uma viagem de carro entre Nova York e Washington. Ele parou com sua comitiva para tentar comer em um lugar. O atendente disse que não atenderia um homem negro e foi extremamente racista com o diplomata, que ficou profundamente ofendido. A discussão acabou se tornando um incidente diplomático depois de outros embaixadores relatarem questões parecidas.
O presidente Kennedy fez um pedido à sua equipe para que orientasse os embaixadores ao invés de resolver a questão. “Peça para os diplomatas africanos para que não passem na Rota 40. É um inferno de estrada. Pede para eles que voem e que não dirijam. É o melhor a se fazer”, disse JFK a um assessor na época.
Com o incidente, os donos de lojas racistas passaram a aceitar embaixadores depois de novas denúncias diplomáticas, mas ainda mantinham a segregação para negros estadunidenses. Os restaurantes começaram a ser alvos da imprensa e até de pegadinhas.
Alguns jornalistas negros se vestiram com roupas extravagantes e fingiram ser embaixadores de um país africano que não existia e foram atendidos. Depois que a matéria foi publicada em um jornal, eles foram ameaçados de morte por racistas dos EUA. A questão era: por que os próprios americanos não poderiam comer nos lugares onde outros negros se alimentavam? Protestos foram registrados na região em meio a todo o calor dos movimentos pelos direitos civis no país.
A rota ficou marcada pela pressão política e depois que as leis de segregação racial foram derrubadas, muitos dos restaurantes por ali faliram. Hoje, a Rota 40 é cheia de restaurantes de negros, imigrantes caribenhos e outras minorias sociais nos EUA.
Publicidade
Kathryn Mayorga está movendo um processo contra Cristiano Ronaldo. Em denúncia revelada pela rede de TV...
A norte-americana Jess Wolfe vive em Indiana, nos Estados Unidos, com seu marido e seus quatro filhos: um bebê, uma...
The Intercept Brasil publicou a reportagem “O amigo do amigo de meu pai”, da revista Crusoé, que foi censurada...
O funk "Só Surubinha de Leve", do MC Diguinho, foi excluído do Spotify, onde estava entre as mais ouvidas no Brasil,...
Uma reportagem do Congresso em Foco mostrou a condição precária em que vivem adolescentes internados em uma unidade...
O meiocampista 'Índio' Ramirez, do Bahia, foi indiciado pela Polícia Civil por injúria racial contra Gerson, do...
Tecnicamente conhecida como acento grave, a crase é um sinal indicador que representa a fusão de duas vogais...
“Fazer piada da história e sofrimento de alguém não tem a menor graça, não é mesmo?”. Com esse...
Torta de climão ao vivo, na edição do 'Bom Dia SP' desta quinta-feira (21), o apresentador Rodrigo Bocardi bateu...