Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Foi literalmente do lixo que surgiu o interesse, a paixão, a dedicação da jovem Dayene Caldeira pela ciência – que se tornou também seu estudo, sua profissão e pode se transformar na cura da asma.
A carioca ajudava sua família na coleta de material reciclável das ruas, e os livros encontrados permitiram o início dos estudos da atual doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que no momento também participa de um programa na Irlanda do Norte, liderando uma inovadora pesquisa que pode resolver a doença pulmonar crônica. “Eu conheci a ciência através do lixo, aprendi inglês através do lixo. Essa parte da minha vida é muito importante”, afirma Caldeira.
A doutoranda carioca Dayene Caldeira busca, em sua pesquisa, nada menos que a cura da asma
-Catadora da Paraíba celebra baile de formatura levando as latinhas que pagaram sua faculdade
A promissora pesquisa da carioca em busca da cura da asma pode beneficiar cerca de 20 milhões de brasileiros e brasileiras, e mais de 350 milhões de pessoas que em todo mundo sofrem com a moléstia. A inspiração, porém, veio de casa, do mesmo processo de luta que moveu sua família e seu caminho científico: na infância, Dayane costumava acompanhar sua avó durante a coleta de material reciclável, mas também nas visitas constantes que tinha de fazer aos hospitais, durante as crises respiratórias agudas e recorrentes que afetavam sua avó.
“Eu acho que muito do que eu vi com a minha avó, essa necessidade de grande parte da população que precisava ter acesso a coisas diferentes, me fez ver de que fato eu tenho um propósito e que eu quero continuar”, afirmou.
A inspiração vem de sua avó, que coletava seus livros e sofria com a doença pulmonar
-Adidas desenvolve seu primeiro par de tênis feito 100% com material reciclado
Dayene participou da 30ª edição do Programa de Líderes da Fundação Estudar, iniciativa que oferece bolsas de estudo, mentorias e eventos de desenvolvimento, networking e apoio a jovens que buscam conhecimento de ponta para atuar positivamente no país e no mundo, e se formar nas melhores universidades.
Seu trabalho em desenvolvimento pela cura da asma a levou atualmente a um fellowship na Queen’s Belfast University, universidade na Irlanda do Norte – utilizando células-tronco como “carregadoras” para transferir novas mitocôndrias, organelas celulares ligadas ao processo de respiração celular, às células do pulmão de quem sofre com a doença.
A asma afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo – 10% delas em quadros graves
-Cataflix: série no YouTube mostra que os catadores têm muito a nos ensinar
“As células-tronco têm o potencial de se diferenciar e atuar em imunorregulação. Elas são células que podem se transformar em diferentes tipos de células. E quando a gente coloca as mitocôndrias nesta célula, vemos que elas realmente aceitam. Não é algo mirabolante. Realmente funciona”, afirmou a pesquisadora carioca, que está prestes a se tornar doutora em ciências biológicas pelo Laboratório de Investigação Pulmonar da UFRJ.
Quando concluir seu trabalho para contribuir consideravelmente pela cura de uma doença que afeta a tantos em todo o mundo, Dayene deseja ver sua pesquisa transformada em política pública, para reduzir as internações e oferecer conscientização e acesso sobre o tema a toda a população.
A jovem no instituto de pesquisa na UFRJ, onde se formará como doutora em ciências biológicas
-É assim que fica um pulmão humano depois de 30 anos de cigarro
Além de poder melhorar a vida de milhões, o trabalho de Dayene deve também servir de inspiração para outras pessoas que se saibam capazes de superar dificuldades e mudar o mundo. Pois é para ajudar tais mentes brilhantes que a Fundação Estudar deu início às inscrições para a 31a edição do Programa de Líderes. As inscrições vão até 22 de março de 2022, oferecendo bolsas de estudo e suporte aos selecionados.
Publicidade
Apesar de 95% da população de Taiwan ser de origem chinesa, entre os cerca de 23,5 milhões de habitantes ainda...
Um “jato gigante”, raro acontecimento meteorológico luminoso e elétrico, ligado à ocorrência dos relâmpagos,...
Descobertas, transições e incertezas. A adolescência é a fase da vida que se estende entre a infância e a idade...
Será lançada em outubro pela NASA a primeira missão espacial rumo aos asteroides troianos de Júpiter, grupo de...
A chamada "Covid longa" afeta entre 10% e 20% das pessoas infectadas pela doença. Os efeitos a longo prazo — como...
Um pequeno amuleto de madeira, encontrado em uma antiga fazenda da Islândia por pesquisadores do Instituto Ártico foi...
Há 40 mil anos, no trecho onde hoje o Rio Madeira cruza o estado de Rondônia, viveu o Trichechus hesperamazonicus,...
Começou com casos isolados de pessoas pedindo autorização para usar a maconha medicinal, evoluiu para projetos na...
Os Nazca são uma civilização da cultura pré-incaica que se desenvolveu no sul do Peru entre os anos 300 a.C e 800...