Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Adidas acaba de anunciar um novo tênis de corrida cheio de tecnologia. O chamado 4DFWD já nasce com uma entressola impressa em 3D que dá um empurrãozinho para frente cada vez que seu pé toca o chão.
Esta sola tecnológica fabricada pela Carbon é como uma treliça arejada perfurada por orifícios em forma de gravata borboleta. Quando comprimido, seu movimento de esmagamento faz com que seu pé avance em comparação com a posição da sola no chão. As entressolas convencionais, por outro lado, apenas comprimem para baixo para que seu pé bata com mais força contra a frente do sapato.
Adidas e Carbon dizem que a entressola redesenhada – a parte do sapato que fica logo acima do piso emborrachado – reduz a força de frenagem empurrando a frente do pé em 15% em comparação com um sapato comum.
—M&M’s fecha parceria com Adidas e o resultado são tênis incríveis
“Identificamos uma entressola de treliça perfeita projetada para comprimir para frente sob carga e contrariar forças mecânicas, proporcionando uma sensação de deslizamento única para nossos corredores”, disse Sam Handy, vice-presidente de design de tênis de corrida da Adidas, em comunicado.
O novo design do tênis ilustra as mudanças radicais na fabricação possibilitadas pela impressão 3D. Ao construir produtos camada por camada, é possível pensar em projetos que seriam impossíveis com fundição, moldagem, extrusão ou usinagem convencionais. Embora a impressão 3D tenha começado comercialmente criando protótipos, a técnica está sendo cada vez mais usada para produção de itens do dia a dia.
Uma pesquisa recente com 1.900 empresas 3D descobriu que 52% estão usando impressão 3D para fabricar produtos, não apenas protótipos, de acordo com a Sculpteo, uma subsidiária de impressão 3D da gigante química alemã BASF. Os principais usos da impressão 3D estão criando formas complexas e “personalização em massa”, a capacidade de fabricar produtos que são ajustados digitalmente para indivíduos.
Os maiores desafios para a impressão 3D, também chamada de manufatura aditiva, são a consistência de uma produção para outra, a quantidade de pós-processamento necessária antes que os itens impressos possam ser usados e o custo das matérias-primas que as impressoras usam, segundo a pesquisa.
O processo de fabricação da Carbon, chamado Digital Light Synthesis, é diferente da maioria das impressões 3D. Ele emite luz ultravioleta cuidadosamente direcionada para cima em uma fina poça de resina líquida que se solidifica na luz. À medida que o produto toma forma, ele é gradualmente levantado e a nova resina solidifica abaixo continuamente. O resultado é um material mais consistente e igualmente forte em todas as direções, diz a empresa.
As impressoras 3D ganharam nova atenção durante a pandemia de coronavírus, quando empresas e residências as consideraram úteis para produzir equipamentos de proteção individual, como máscaras de proteção facial.
O tênis reduz a força de frenagem empurrando a frente do pé em 15% em comparação com um sapato comum
A Adidas e a Carbon avaliaram 5 milhões de possíveis estruturas de treliça antes de se decidirem pelo padrão para o 4WFWD. Eles testaram o design com corredores reais na Universidade de Calgary e na Universidade do Arizona.
Os sapatos já chegaram às lojas e saem por R$ 1299,99.
—Peças de terracota feitas com impressão 3D irão salvar barreira de corais em Hong Kong
Publicidade
Sabe aquele seu amigo que demorou anos para terminar a faculdade? Você podia até achar que ele era recordista no...
Ao longo dos anos, vários pesquisadores notaram uma mudança na forma como os ursos pardos cuidam de seus filhotes. A...
Entrevistas com Bill Gates, Steve Jobs e outros líderes tecnológicos, revelam que os pais do Vale do Silício foram e...
Você com certeza se lembra do robozinho simpático aspirador que marcava presença nas festas na casa do Jesse, de...
Qual homem nunca passou um aperto e precisou descarregar numa árvore qualquer? Sabendo que é praticamente impossível...
Dividir o quarto com um monte de pessoas é divertido até o momento em que você quer fazer algo com mais privacidade....
Veículo de comunicação e símbolo de resistência contra o apartheid na África do Sul, a revista Drum foi saudada...
Essa pode ser a solução para favelas no Brasil e abrigos de emergência em catástrofes. O Spacebox é um...
Quando o assunto é smartwatch, provavelmente é o modelo da Apple que vem à mente. Mas tente puxar um pouco na...