Debate

Alopecia: entenda doença que atinge Jada Pinkett Smith e motivou agressão de Will contra Chris Rock no ‘Oscar’

Redação Hypeness - 28/03/2022 às 12:29 | Atualizada em 11/04/2022 às 11:21

Na noite do último domingo (27), o ator Will Smith agrediu o comediante Chris Rock durante a transmissão dos “Oscar”, a principal premiação cinematográfica do cinema mundial.

O humorista fez uma piada sobre a alopeciauma condição de saúde que faz com que a pessoa perca cabelo e que afeta a esposa de Smith, Jada Pinkett-Smith. O comentário foi a motivação para que o artista vencedor da estatueta de melhor ator por “King Richard” agredisse Rock.

Confira o vídeo da agressão de Will Smith contra Chris Rock: 

O que é alopecia?

A alopecia é uma condição física que causa a perda dos folículos capilares, ou seja, o desaparecimento do cabelo. Existem diversos tipos de alopecia.

A alopecia não provoca nenhum problema de saúde grave e também não é contagiosa. Suas causas podem ser atribuídas à genética ou mesmo a condições neuropsicológicas.

Jada Pinkett-Smith revelou ao público recentemente que tem a condição da alopecia

A condição de Jada Pinkett Smith tem como único sintoma a queda de cabelo. De acordo com especialistas, existem diversos motivos para manifestação da alopecia. “As causas podem ser genética, inflamatórias ou relacionadas ao estresse. Nós temos os tipos androgenética e areata. A androgenética é muito comum nos homens, essa condição que as entradas vão ficando mais proeminentes, a coroa vai ficando mais rala”, explica o neurocirurgião Fernando Gomes à CNN.

Will Smith agrediu comediante Chris Rock após comentários sobre alopecia de sua esposa

A androgenética é a condição causada pelo envelhecimento, e é a conhecida calvície. Seu tratamento é feito com medicamentos contra a calvície, como a finasterida e o minoxidil.

A condição mais comum e que causa mais preocupação entres especialistas é a alopecia areata, usualmente causada por questões neuropsíquicas e que envolvem um tratamento mais complexo. A condição também pode ser consequência do hipertireodismo.

“O tratamento da alopecia vai depender da causa. No caso da alopecia areata, investiga-se se é por problemas na tireoide, e se for por causa de problemas psicológicos é indicado um tratamento junto com um psicólogo ou terapeuta, por exemplo”, fala a dermatologista Samira Raad ao G1.

“A areata é aquela condição em que o sistema imunológico de alguma maneira reconhece o folículo piloso e acaba atacando ele, levando à perda de cabelo em regiões específicas ou até mesmo de uma forma mais difusa, tem uma grande correlação com situações em que existam estresse ou condições neuropsiquiátricas”, afirma Gomes.

Jada Pinkett Smith e a alopecia

A piada de Chris Rock contra Jada Pinkett Smith sobre a alopecia foi duramente criticada e motivou a agressão de Will Smith durante o evento, algo que nunca havia ocorrido no “Oscar”. A tentativa de fazer rir do comediante norte-americano conhecido pelo seriado “Todo Mundo Odeia o Chris” tocou em um ponto sensível da atriz, que revelou recentemente conviver com a alopecia.

Tapa de Will Smith em Chris Rock ficará marcado durante toda a história do Oscar

Jada Pinkett Smith fez uma postagem tocante no Instagram falando sobre o convívio com alopecia e como está lidando com tudo isso. “Simplesmente a condição apareceu do nada e para mim será bem difícil esconder a partir de agora. Estou mostrando isso para que não façam mais perguntas”, disse Jada.

“A mamãe vai ter que ficar careca e para que ninguém ache que eu passei por uma cirurgia no cérebro ou algo do tipo. Agora, a alopecia e eu seremos amigos. Ponto final”, relatou.

Outros famosos que tem alopecia

A condição também entrou no debate público no ano passado. Durante o Big Brother Brasil 2021, o rapper e ator Lucas Penteado estava sofrendo com a alopecia também. O ex-BBB – que durante algumas semanas foi uma das principais personalidades do Brasil – também tem a condição, que se tornou aparente durante o reality show.

Lucas Penteado, do BBB 21, também tinha alopecia; falhas no couro cabeludo se intensificaram conforme o estresse do programa foi crescendo

Além de Jada Pinkett-Smith e Lucas Penteado, outra pessoa que possui a condição é a parlamentar democrata Ayanna Pressley, que representa a cidade de Boston, no Massachussetts, para a Câmara dos Representantes dos EUA. Ela passou anos escondendo a alopecia, mas decidiu tornar pública a condição e celebrar sua beleza.

“Eu só fui careca em minha própria casa e na companhia de amigos muitíssimos próximos. Agora não mais. Acredito que ir a público irá ajudar. Estou pronta porque quero me manter livre desse segredo e da vergonha que ele carrega consigo. Eu não estou aqui apenas para ocupar espaços, também estou aqui para criar novos”, disse.

“Estou fazendo as pazes com a alopécia. Estou em um estágio inicial da minha jornada com ela. Mas estou fazendo um progresso a cada dia. É sobre amor próprio, é sobre poder e é sobre aceitação. Eu não tinha orgulho de uma condição que me fazia me sentir mal. Mas agora tenho. Foi um momento de transformação”, afirmou a deputada.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness