Criatividade

Apoio a ucranianos chega do mundo todo por meio de reservas no AirBnb que nunca terão check in

Redação Hypeness - 16/03/2022 às 10:19 | Atualizada em 18/03/2022 às 10:29

Em uma ação de apoio à população da Ucrânia, que sofre com bombardeios vindos da Rússia, pessoas de todo o mundo reservaram casas por 61 mil noites em cidades do país pelo AirBnb. O multirão aconteceu de 2 a 3 de março e provavelmente não incluem ninguém que planeja fazer check-in ou remarcar a estadia.

A ação faz parte de uma campanha criativa de mídia social para canalizar fundos para cidades sitiadas onde grupos de ajuda ou caminhões de suprimentos não conseguem chegar. Só nessas 48 horas, US$ 1,9 milhão (quase R$ 10 milhões de reais na cotação atual) foram arrecadados para os ucranianos.

Pessoa mexendo no computador

Apoio a ucranianos chega do mundo todo por meio de reservas no AirBnb que nunca terão check in

Na capital ucraniana de Kiev, Volodymyr Bondarenko recebeu 10 pessoas em seu quarto em um único dia. “Isso foi surpreendente, é muito favorável no momento”, disse o presidente do país à CNN. “Disse a muitos de meus parentes e amigos que pretendo usar esse dinheiro para ajudar nosso povo que precisa neste momento.”

O Airbnb está oferecendo ainda moradia temporária em países vizinhos para até 100 mil ucranianos que estão fugindo da guerra. Também está isentando as taxas de hóspedes e anfitriões no país para apoiar as doações de pessoas físicas.

—Casal de militares ucranianos se casa em meio aos bombardeios russos em Kiev

“Estamos muito honrados com a generosidade inspiradora de nossa comunidade durante este momento de crise”, disse Haven Thorn, porta-voz da empresa. Ele pediu àqueles dispostos a ajudar hospedando ucranianos ou acessando o site do Airbnb para encontrar formas adicionais de apoio ou informações.

Uma maneira de qualquer pessoa ajudar é abrindo sua casa para refugiados ucranianos como um anfitrião do Airbnb. Fazendo isso, a empresa cobrirá você com o Aircover, uma apólice de seguro de hospedagem de um milhão de dólares. O Airbnb também faz parceria com organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade para ajudar a contribuir com as necessidades básicas dos hóspedes.

O serviço de hospitalidade não é o único serviço comunitário que está ajudando. A loja online de produtos artesanais Etsy decidiu cancelar os saldos atuais devidos por todos os vendedores na Ucrânia, que incluem taxas de listagem, transação, publicidade e muito mais – um pacote de alívio de aproximadamente US $ 4 milhões em dívidas

Outra ação aconteceu em um portal online na Irlanda para acolher refugiados. O site chegou a cair na segunda semana de março, depois de receber mais de 4 mil inscrições. Organizado pela Cruz Vermelha Irlandesa, propostas de acomodação de médio a longo prazo de 6 a 12 meses permanecem esgotadas. O secretário-geral da Cruz Vermelha Irlandesa, Liam O’Dwyer, disse estar “surpreso” com o número de buscas de moradia.

Uma guerra de fato não tem lado bom, vilão ou mocinho. Mas a população é quem sofre pelas decisões dos homens brancos que à comandam.

—Brasileiro que viajou até Ucrânia ‘não imaginava o que era guerra’ e narra destruição por ataque russo

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness