Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O trabalho não-remunerado da criação dos filhos recai sobre as mães na grande maioria dos casos. Por consequência, elas acabam deixando o mercado de trabalho e abandonando não só suas carreiras, mas a possibilidade de ter uma aposentadoria mais digna. Pensando na batalhadessas guerreiras, o Mapa do Acolhimento, uma iniciativa da ONG Nossas, lançou a campanha “Aposentadoria Para Nossas Mães”.
O objetivo é pressionar os Deputados para que seja aprovado o requerimento de urgência do Projeto de Lei 2647/2021, que garante aposentadoria para mulheres maiores de 60 anos, com filhos, e que não tenham os anos de contribuição necessários.
‘Aposentadoria para nossas mães’ reivindica lei em prol das mães de baixa renda que precisam deixar o trabalho
Ser mãe solo no Brasil está cada vez mais difícil, principalmente para mães de baixa renda. Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2020, mais de 8,5 milhões dessas mulheres estiveram fora do mercado de trabalho.
Já uma pesquisa do IBGE, realizada em 2018, afirma que mais de 11 milhões de mulheres, a maioria delas negras vivendo abaixo da linha da pobreza, são as únicas responsáveis por cuidar dos filhos e garantir a renda financeira de toda a família, e sem direito à aposentadoria quando chegam na terceira idade.
Em 2021, a Argentina aprovou uma lei similar a essa proposta pelo Mapa do Acolhimento, que beneficiou cerca de 155 mil mulheres, mães, com idades entre 60 e 64 anos que não possuem os 30 anos de contribuição exigidos por lei.
“O que devemos nos questionar é, quem cuida de quem cuida? Os trabalhos de cuidado realizados pelas mulheres são essenciais não apenas para o bem-estar da sociedade, mas também para o funcionamento da economia. No entanto, as nossas principais cuidadoras se veem abandonadas no momento mais vulnerável de suas vidas. Precisamos urgentemente garantir o direito de nossas mães se aposentarem com dignidade”, afirma Mariana Assef Lavez, mobilizadora do Mapa do Acolhimento e responsável pela campanha “Aposentadoria Para Nossas Mães”.
Para ajudar a campanha a conseguir as 257 assinaturas necessárias, basta acessar o site e pressionar os Deputados.
O Mapa do Acolhimento é uma iniciativa da ONG Nossas, organização comprometida com o fortalecimento da democracia, da justiça social e da igualdade. O programa conta com 4 mil profissionais voluntárias – entre psicólogas e advogadas – em todo o Brasil, todas dispostas a ajudar, gratuitamente, mulheres em situação de violência.
Já a Nossas é uma organização sem fins lucrativos, comprometida com o fortalecimento da democracia, da justiça social e da igualdade no Brasil. Há mais de dez anos desenvolvendo projetos, táticas e estratégias de mobilização e solidariedade pelo país inteiro.
—Desigualdade entre homens e mulheres no trabalho não diminui há 27 anos
Publicidade
O anacronismo da proibição à maconha e a importância de não só se debater o tema como de colocar o povo nas ruas...
Melvin Konner, doutor em medicina, antropólogo e neurocientista da Universidade Emory, em Atlanta (EUA), está dando...
Até 2050, o número de pessoas que sofrem com surdez e problemas de audição no mundo pode aumentar de 466 milhões...
A busca por fontes de energia renovável são uma prioridade para vários cientistas pelo mundo. Um grupo de...
O mundo do trabalho está se transformando há décadas e com o surgimento de novas tecnologias não vai ser diferente:...
Eles não querem ter carros, são mais solitários e acreditam que o álcool é mais perigoso do que a maconha. E, quer...
Como transformar o que era considerado lixo em algo de valor? A reciclagem é sabidamente uma das formas de tentar...
Na Coreia do Sul, após uma sentença histórica o Tribunal Constitucional decidiu alterar a lei que proibia o aborto....
O maior iceberg do mundo não só deixou de ser o maior como praticamente deixou de existir – é isso que comprovam...