Debate

Chernobyl está sem energia, diz Ucrânia, que alerta para risco de emissão de radiação para Europa

Redação Hypeness - 09/03/2022 às 13:53

A empresa Energoatom, responsável pelos reatores nucleares de quatro usinas ucranianas, anunciou que a região onde fica a usina de Chernobyl está sem energia. De acordo com o comunicado, o desabastecimento energético do local pode fazer com que o local do maior acidente nuclear da história volte a emitir radioatividade e causar problemas para toda a Europa, em especial Belarus, Rússia e a própria Ucrânia.

Região de Chernobyl é uma das grandes preocupações do mundo no meio do conflito armado que envolve russos e ucranianos

Chernobyl foi uma das primeiras regiões dominadas pelas forças russas durante a invasão à Ucrânia. Agora, de acordo com a Energoatom, a região está sem energia depois de um ataque de Moscou às linhas de transmissão em Kiev que levavam eletricidade para Prypiat, cidade onde está a usina nuclear.

O ataque russo às linhas de transmissão faz parte da operação de Vladimir Putin que tem como fim cercar a cidade de Kiev para pressionar a renúncia de Volodymyr Zelenski, presidente ucraniano.

A Energoatom afirma que a falta de energia elétrica pode afetar a refrigeração dos combustíveis que impedem a radioatividade de escapar da antiga usina.

– Masculinidade e guerra: por que a violência parte dos homens?

De acordo com Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), contudo, não existem grandes riscos envolvidos com uma possível falta de energia em Chernobyl. De acordo com a entidade, o sistema de refrigeração da usina desativada ainda é capaz de conter possíveis vazamentos de radioatividade.

“A carga térmica da piscina do depósito de combustível usado e o volume de água de resfriamento são suficientes para garantir uma saída eficaz do calor sem eletricidade”, publicou a entidade nas redes sociais.

“Estou profundamente preocupado sobre a situação difícil e estressante dos trabalhadores da usina nuclear de Chernobyl, e o risco que isso carrega. Eu peço que as forças no controle do local facilitem a rotação segura dos funcionários”, disse o diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi.

Ele adicionou que tem a “íntegra confiança nos profissionais que estão trabalhando na Planta Nuclear de Chernobyl e é importante que eles tenham as condições de fazer seu trabalho de forma segura, e que seu bem-estar pessoal seja garantido pelas forças que tomaram controle da região”.

Chernobyl ao vivo

Na semana passada, noticiamos aqui no Hypeness sobre a tomada da Rússia no local da usina nuclear de Chernobyl.

Chernobyl Radiação

Site mostra ao vivo quantidade de radiação sendo emitida na Ucrânia

Caso você queira assistir em tempo real como está a situação da radioatividade na Ucrânia e em Belarus, o site SaveEcoBot atualiza com frequência a quantidade de radiação que está sendo emitido na região de Chernobyl.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness