Ciência

Cientistas contestam duração da adolescência, que, segundo eles, termina aos 24 anos

Redação Hypeness - 25/03/2022 às 09:18

Descobertas, transições e incertezas. A adolescência é a fase da vida que se estende entre a infância e a idade adulta. Como disse Gregório Duvivier no Greg News, é aquela fase da vida que, assim como a vida adulta, você não tem ideia do que precisa fazer, mas as pessoas exigem que você saiba.

Definir este momento é um enigma. “A adolescência engloba elementos de crescimento biológico e importantes transições de papéis sociais, ambos alterados no século passado”, descreve o artigo The age of adolescence (A idade da Adolescência), publicado na revista The Lancet Child & Adolescent Health.

Adolescência até 24 anos

Cientistas contestam duração da adolescência, que para eles termina aos 24 anos

Para o grupo de autores liderados pela professora Susan Sawyer, diretora do centro de saúde do adolescente no Royal Children’s Hospital, em Melbourne, as idades de 10 a 24 anos têm uma correspondência mais próxima ao crescimento do adolescente e aos entendimentos populares dessa fase da vida.

Série fotográfica registra as dores e delícias do amor na adolescência

Os grupo de pesquisadores entende que a puberdade precoce acelerou o início da adolescência em quase todas as populações, enquanto a compreensão do crescimento contínuo elevou sua idade final para os 20 anos. “Paralelamente, o atraso nas transições de papéis, incluindo a conclusão da educação, o casamento e a paternidade, continuam a mudar as percepções populares de quando a idade adulta começa”.

Fica fácil entender essa análise quando pensamos na idade média em que as pessoas hoje começam a trabalhar, se casam, têm filhos e assumem responsabilidades adultas. Em 2013, o IBGE já chamava o grupo de jovens brasileiros de classe média como integrantes da “geração canguru”, que adiava a saída da casa dos pais.

O estudo “Síntese de Indicadores Sociais – Uma análise das condições de vida da população brasileira”, que mostra a evolução da sociedade em dez anos, de 2002 a 2012, o percentual de jovens de 25 a 35 que viviam com os pais aumentou de 20% para 24%.

Mais recentemente, o estudo Estatísticas do Registro Civil, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, apontou que jovens estão casando mais tarde.

Considerando apenas os casamentos entre pessoas binárias de sexos feminino e masculino, diminuiu em 3,7% o número de homens que se casaram com idade entre 15 e 39 anos, e aumentou em 3,7% o número de homens que se casaram após os 40 anos, na comparação com 2018. Já entre as mulheres, a queda foi de 3,4% para aquelas entre 15 e 39 anos, e aumento em 5,1% entre as com mais de 40 anos.

“Indiscutivelmente, o período de transição da infância para a idade adulta agora ocupa uma parte maior do curso de vida do que nunca, em um momento em que forças sociais sem precedentes, incluindo marketing e mídia digital, estão afetando a saúde e o bem-estar ao longo desses anos”, diz o artigo.

Mas para que serve uma mudança nesta faixa etária? “Uma definição expandida e mais inclusiva de adolescência é essencial para o enquadramento adequado de leis, políticas sociais e sistemas de serviços”. Assim, governos podem olhar mais atentamente para os jovens e oferecer políticas públicas que condizem com esta nova realidade.

Em contraponto, é possível que esta mudança infantilize os jovens, como falou a Dra. Jan Macvarish, socióloga parental da Universidade de Kent, à BBC.  “As crianças mais velhas e os jovens são moldados de forma muito mais significativa pelas expectativas da sociedade sobre eles do que por seu crescimento biológico intrínseco”, disse. “A sociedade deve manter as maiores expectativas possíveis da próxima geração”.

—‘Escolhi esperar’: PL de abstinência sexual para adolescentes é votado hoje em SP sob medo por retrocesso

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness