Tecnologia

Como os videogames estão ajudando pacientes que se recuperam de AVCs

Redação Hypeness - 29/03/2022 às 18:23

Uma equipe de pesquisadores utilizou um videogame com sensor de movimento, chamado Recovery Rapids, para permitir que pacientes em recuperação de um acidente vascular cerebral (AVC) melhorassem suas habilidades motoras e movimentos do braço afetado em casa enquanto verificavam periodicamente com um terapeuta via telemedicina.

O estudo nasceu focado em pacientes que perderam a sensibilidade no braço ou sentiram fraqueza e movimentos reduzidos que limitam sua capacidade de completar as atividades diárias básicas após um acidente vascular cerebral.

Como os videogames estão ajudando pacientes que se recuperam de AVCs

Como os videogames estão ajudando pacientes que se recuperam de AVCs

A terapia de reabilitação tradicional é muito intensiva, demorada, além de poder ser cara e inconveniente, especialmente para pacientes rurais que viajam longas distâncias para consultas de terapia presenciais.

—Luva biônica criada por brasileiro transforma vida de mulher que sofreu AVC

Os pesquisadores descobriram que a terapia baseada em jogos levou os afetados a melhores resultados, inclusive semelhantes a uma forma altamente conceituada de terapia presencial, conhecida como terapia induzida por restrição, mas exigindo apenas um quinto das horas do terapeuta. Essa abordagem economiza tempo e dinheiro, aumentando a conveniência e a segurança, pois a telessaúde cresceu em popularidade durante a pandemia do COVID-19.

“Como terapeuta ocupacional, tenho visto pacientes de áreas rurais dirigirem mais de uma hora para ir a uma clínica presencial três a quatro dias por semana, onde a reabilitação é muito intensiva, levando de três a quatro horas por sessão, e o O terapeuta deve estar lá o tempo todo”, disse Rachel Proffitt, professora assistente da Escola de Profissões de Saúde da MU ao Good News Network.

USP desenvolve aparelho capaz de reduzir drasticamente a dor da fibromialgia

“Com essa nova abordagem de jogo em casa, estamos cortando custos para o paciente e reduzindo o tempo para o terapeuta, ao mesmo tempo em que melhoramos a conveniência e os resultados gerais de saúde, por isso é uma vitória para todos. Ao economizar tempo para os terapeutas, agora também podemos atender mais pacientes e causar um impacto mais amplo em nossas comunidades”.

Os exercícios tradicionais de reabilitação em casa tendem a ser muito repetitivos e monótonos, e os pacientes raramente aderem a eles. O jogo Recovery Rapids ajuda os pacientes a aguardar a reabilitação completando vários desafios em um ambiente divertido e interativo. E os pesquisadores descobriram que os pacientes aderiram bem aos exercícios prescritos.

“O paciente é colocado virtualmente em um caiaque e, à medida que desce o rio, realiza movimentos de braços simulando remar, remar, recolher lixo, balançar de um lado para o outro para esterçar e alcançar a cabeça para limpar teias de aranha e morcegos. por isso está tornando os exercícios divertidos”, disse Proffitt. “À medida que progridem, os desafios ficam mais difíceis e realizamos check-ins com os participantes via telessaúde para ajustar as metas, fornecer feedback e discutir as atividades diárias que eles desejam retomar à medida que melhoram”.

Uma mulher latina, estudante de enfermagem, inventou o álcool gel

Quase 800 mil norte-americanos têm um derrame a cada ano, de acordo com o CDC, e dois terços dos sobreviventes de derrame relatam que não podem usar seus membros afetados para realizar atividades diárias normais, incluindo fazer uma xícara de café, cozinhar uma refeição ou brincar com os netos.

“Sou apaixonado por ajudar os pacientes a voltarem a todas as atividades que amam fazer em sua vida diária”, disse Proffitt. “Qualquer coisa que possamos fazer como terapeutas para ajudar de forma criativa, economizando tempo e dinheiro é o objetivo final.”

Esta pesquisa foi publicada recentemente na eClinicalMedicine, uma revista de acesso aberto da The Lancet.

Publicidade

Fotos: getty images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Canais Especiais Hypeness