Gastronomia

Cozinhar: do hobby às memórias afetivas em volta da mesa

Vitor Paiva - 29/03/2022 às 18:08

Se a cozinha é o coração de uma casa, preparar um alimento é como criar nosso próprio combustível, que renova nossa energia, alegria e força para seguir, trabalhar, amar e inclusive preparar nossa comida. 

Cozinhar é uma necessidade, mas também um hobby e o começo do encontro familiar de todos os dias – ao redor da mesa, pelo prazer de um prato delicioso e totalmente caseiro, para botar tanto a fome quanto a conversa em dia durante a refeição. 

cozinhando

A cozinha é o centro sentimental e afetivo de uma casa – e de uma família

-Inovações brasileiras melhoram o cafezinho, o churrasco e a gestão de resíduos por um futuro melhor

Seja um novo prato, seja retornando à mais tradicional receita familiar, o fato é que cozinhar é um verdadeiro ritual: separar os ingredientes, temperar o que tem que ser temperado, cortar cuidadosamente cada parte e acender o fogo pra mágica começar. 

Enquanto o perfume começa a tomar a cozinha, a casa aos poucos parece que vai se acendendo, se preparando para reunir os moradores diante da comida pronta e posta. E nos últimos tempos, esse ritual ganhou um significado ainda mais especial e até mesmo mais saboroso. 

cozinhando

O perfume de um prato bem feito invade a casa convidando a família à mesa

-Este vídeo do JB vai te ensinar a fazer a batata frita mais crocante de sua vida

Por boa parte dos últimos anos, quem pôde ficou em casa por conta da pandemia, e a busca por preencher o tempo, aliviar os pensamentos, relaxar e, claro, pelo prazer de um bom prato fez com que muita gente corresse pra cozinha, pra aprimorar os talentos culinários que já tinham ou pra aprender a cozinhar, e aproveitar aquele difícil momento para enfim preparar as primeiras receitas

Assim, além de encher a barriga, na pandemia o hábito de cozinhar tornou uma necessidade em passatempo e até mesmo uma terapia de toda a família – para provar aquela nova receita, o primeiro pão de quem nunca tinha feito, ou simplesmente se deliciar com seu infalível prato preferido. 

Cada ingrediente determina o melhor sabor de uma receita

Cada ingrediente determina o melhor sabor de uma receita 

Cada ingrediente determina o melhor sabor de uma receita

A pandemia formou diversos novos chefs, revelando talentos criados pelas circunstâncias

-Senhora faz sucesso com uma receita de bolo de chocolate vegano fácil e barato

Do preparo do alimento até a felicidade de ver a família satisfeita e com os pratos limpos, na quarentena ficou comprovado o quanto as refeições são parte fundamental de nossas vidas e alegrias: é nesse ponto que a Ultragaz entra em cena – e, mais ainda, o novo site dessa que é uma das maiores, mais eficazes e pioneiras empresas no envase e venda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) no país e no mundo. 

Sem gás, não há talento na cozinha capaz de tornar a receita em sabor

Sem gás, não há talento na cozinha capaz de tornar a receita em sabor

-Estes são alguns dos desastres gastronômicos mais horripilantes da quarentena

Sim, pois não adianta começar a se aventurar nas receitas ou mesmo saber cozinhar feito um chef sem o gás para alimentar, com perdão do trocadilho, o fogão e o fogo que prepara o prato.

Por isso a Ultragaz investiu para facilitar a vida do seu usuário, oferecendo uma experiência inovadora e muito melhor em seu site e em seus serviços, para que o gás chegue sempre de forma rápida e eficiente ao cliente.

A Ultragaz vem inovando para melhor entregar botijões aos clientes

A Ultragaz vem inovando para melhor entregar botijões aos clientes

O foco das melhorias no site foi a jornada do consumidor: oferecendo a usabilidade mobile e garantindo um acesso simples, ágil e intuitivo ao autosserviço Ultragaz tanto em seu smartphone quanto no computador, as mudanças apostam na em canais diversos como estratégia para melhorar a oferta de produtos e serviços.

Em resumo, agora é possível encomendar um botijão, por exemplo, pelo aplicativo especial da empresa, pelo site, pelo WhatsApp ou pelo telefone: assim como nos temperos, na quantidade de sal ou na escolha dos ingredientes, na hora de pedir cada um sabe bem o que prefere, e o que for melhor para você pra que o gás chegue à sua casa é também melhor para a Ultragaz.

Entre as novidades, está o aplicativo da empresa, oferecendo serviços e produtos

Entre as novidades, está o aplicativo da empresa, oferecendo serviços e produtos

Para quem preferir, é possível realizar as compras pelo WhatsApp

Para quem preferir, é possível realizar as compras pelo WhatsApp

E tudo isso mantendo a qualidade e a eficácia dos serviços que já eram oferecidos pela empresa em seu site, como o direcionamento para os canais de compra, a localização de revendas parceiras, o pedido por segunda via de boletos e a possibilidade de conferir sua conta individual do condomínio ou do consumo de gás de seu estabelecimento. O que era bom, portanto, se ampliou e agora é mais e melhor. 

Os serviços e produtos da Ultragaz também são ofertados pelo chat, diretamente no site

Os serviços e produtos da Ultragaz também são ofertados pelo chat, diretamente no site

A empresa oferece Vale Gás, que podem ser adquiridos e trocados por recargas

A empresa oferece Vale Gás, que podem ser adquiridos e trocados por recargas

-Curso de culinária tem efeitos mais expressivos no bem estar físico e mental que remédios

Atuando com soluções em energia para empresas e domicílios com segurança, eficácia e sustentabilidade há 84 anos, a Ultragaz hoje atende no Brasil mais de 11 milhões de famílias, 60 mil empresas em 22 estados e no Distrito Federal.

O compromisso é um só: garantir o gás para que, em restaurantes ou nas casas brasileiras, com a assinatura de um cozinheiro premiado ou com o sabor inigualável das receitas caseiras, a comida continue chegando quentinha às nossas mesas. 

Publicidade

© foto 1: PixaHive

© foto 2: Wikimedia Commons

© foto 3: Pixabay

© fotos 4, 5: Getty Images

© fotos 6, 7, 8, 9, 10: Ultragaz/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness