Inovação

Curativo feito com própolis trata lesões e ajuda na cicatrização

Redação Hypeness - 03/03/2022 às 10:11

Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, patentearam um nova descoberta que pode ser revolucionária para o mundo dos primeiros socorros e para o tratamento de machucados: um curativo feito com extrato de própolis produzido por abelhas.

curativo própolis

Curativo de própolis se propõe a ser mais eficaz do que outros concorrentes como Band-Aid; invenção foi patenteada por pesquisadores brasileiros

O curativo adesivo, similar ao nosso querido e famoso Band-Aid, tem proteção bactericida, antifúngica e anti-inflamatória, podendo ser usado para machucados, queimaduras e outros tipos de lesão na pele.

– SUS inclui 10 novas terapias alternativas e agora já são 29 na lista; confira

Zero irritabilidade

A Universidade Estadual de Maringá registrou a patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e espera que o novo curativo oriunda da pesquisa científica brasileira seja produzido em larga escala. Entretanto, a pesquisa e a própria patente ainda está em fase experimental e uma série de desenvolvimentos devem ser feitos para que o produto comece a ser industrializado e comercializado para o público em geral.

O curativo conta com o extrato do própolis, uma substância produzida pelas abelhas nas colmeias, e que tem fins terapêuticos diversos.

– Este apicultor conseguiu fazer com que suas abelhas produzam mel a partir da planta da maconha

De acordo com a própria universidade, o band-aid paranaense com própolis conta com diversos diferenciais, como o fato de não ser irritante (e apresentar índice zero de irritabilidade para os usuários), além de ser usado como protetor em aplicações transdérmicas (ou seja, como curativo para vacinas, anticoncepcionais e outros procedimentos que invadem a pele) e auxiliar na cicatrização e/ou recuperação de tecidos lesionados por fungos, bactérias e queimaduras.

Os responsáveis pela invenção desse curativo são os cientistas e pesquisadores Marcos Hiroiuqui Kunita, Adley Forti Rubira, Edvani Curti Muniz, Marcos Rogério Guilherme, Manuel Edgardo Gomez Winkler, Ernandes Taveira Tenório Neto e Stéphani Caroline Beneti.

Publicidade

Fotos: Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness