Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nessa semana, o presidente panamenho Laurentino Cortizo sancionou a lei que reconhece a existência dos direitos da natureza. O projeto de lei havia sido aprovado na Assembleia de Deputados do Panamá e segue o caminho de diversos países ao redor da América Latina que reconhecem o meio-ambiente como detentor de direitos inalienáveis, como a preservação, a existência e a restauração.
Rio na cidade de Boquete, no Panamá; agora, rios e florestas são protegidas por lei no país
O texto da lei foi escrito por Juan Gutiérrez, o mais jovem congressista do Panamá com apenas 25 anos. Ele afirmou que o projeto tem como fim garantir o desenvolvimento de uma economia sustentável no país centro-americano.
“Para um país tão rico em biodiversidade como o Panamá, cuidar da natureza é um passo na direção certa. Isso abrirá oportunidades econômicas, como na Costa Rica, para o turismo envolvendo a natureza e para o desenvolvimento sustentável”, afirmou o parlamentar.
O presidente do país, Laurentino Cortizo, afirmou que a natureza é “uma comunidade única, indivisível e autorregulada de seres vivos, elementos e ecossistemas inter-relacionados que sustentam, contém e reproduz todos os seres”.
O texto protege florestas, montanhas, rios, oceanos e os dá direitos assim como os seres humanos e os animais que habitam esse ecossistema.
– Proibição de compra do petróleo russo pode resultar em desastre global; entenda
A lei diz que é obrigação do governo panamenho garantir à natureza o “direito de existir, persistir e regenerar seus ciclos de vida”, o “direito de conservar sua biodiversidade” e o “direito de ser restaurado após ser afetado direta ou indiretamente por qualquer atividade humana.”
O primeiro país a aprovar legislação nesse sentido foi a Bolívia, em 2010, então governada pelo socialista Evo Morales. Na lei da ‘Pachamama’, como ficou conhecida, o país garantiu sete direitos à natureza: o direito à vida; à diversidade da vida; à água; ao ar limpo; ao equilíbrio; à restauração; e à vida livre de poluição.
Publicidade
O cemitério de Ivry-sur-Seine, no subúrbio de Paris, reservou uma área de 1.560 metros quadrados para enterros...
Muito interessado pela maneira como a sociedade consome produtos e gera resíduos, o fotógrafo estadunidense Gregg...
As abelhas já foram declaradas os seres vivos mais importantes do planeta e pesquisas apontam que elas podem estar...
O inverno começou no dia 21 de junho, mas até agora muita gente ainda não estava sentindo o frio característico da...
Você já parou pra pensar em como as abelhas localizam as flores para se alimentar do pólen produzido por elas? Cada...
Enquanto certo esnobismo tradicional insiste em diminuir a força artística e discursiva dos grafites espalhados por...
O surf é um esporte que exige constante contato com a natureza. Mas, na maioria das vezes, a produção de materiais...
Luz elétrica, asfalto, água encanada, coleta de lixo e esgoto são serviços ainda precários na Vila Nova...
Uma grande cidade como São Paulo a falta de espaços verdes faz muita falta na vida dos moradores, mas, por mais que o...