Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Duas espécies de sapos transparentes foram recentemente descobertas à beira dos Andes, no Equador, a apenas 16 km de distância de Quito, capital do país. Batizadas como Hyalinobatrachium mashpi e Hyalinobatrachium nouns, as novas espécies causaram espanto entre os pesquisadores por, apesar da semelhança entre os dois animais e de terem sido encontrados a somente 20 km de distância um do outro, geneticamente pertencerem a grupos diferentes entre as chamadas rãs-de-vidro. A região andina onde os animais foram descobertos é um dos pontos de maior diversidade de fauna do mundo, bem como uma das mais ameaçadas pela ação humana: descobertas em um vale por onde corre o rio Guayllabamba, as espécies se encontram sob perigo de extinção.
A barriga transparente da espécie Hyalinobatrachium mashpi recém descoberta no Equador
-Cientistas descobrem espécie de sapo que se parece com o Caco dos Muppets
Ambos os anfíbios medem entre 1,9 a 2,1 centímetros e possuem corpos praticamente idênticos, com as costas verdes “estampadas” por pequenos pontos pretos e manchas amarelas e, na parte inferior do corpo, a barriga completamente transparente revelando seus órgãos – coração, fígado, sistema digestivo e, entre as fêmeas, a bolsa de ovos ficam expostos a olho nu. O animal da espécie Hyalinobatrachium mashpi vive entre as Reservas Mashpi e Tayra, dois oásis de floresta tropical na região, e o sapo Hyalinobatrachium nouns habita a parte norte do vale na Cordilheira de Toisan, um complexo de montanhas isoladas dos Andes.
A parte superior das duas espécie é igualmente coberta por pontos pretos e manchas amarelas
-Descobriram uma nova espécie de rã na região amazônica ao norte do Peru
“No começo, quando começamos a coletá-los, pensamos que eram da mesma espécie. Ficamos surpresos ao saber que eles realmente apresentam grandes diferenças genéticas”, disse Juan Manuel Guayasamin, biólogo evolutivo da Universidad San Francisco de Quito e principal autor do artigo. Segundo Jaime Culebras, pesquisador da Andean Condor Foundation, coautor do estudo e autor das fotos que ilustram a descoberta, as espécies são um perfeito exemplo do que se chama de “diversidade críptica” quando as diferenças entre duas espécies não são visíveis a olho nu. Existem 156 espécies de rãs-de-vidro conhecidas, a grande maioria na região norte dos Andes e na América Central.
A parte superior de um Hyalinobatrachium nouns macho…
…e a barriga “de vidro” da mesma espécie
-Natureza tarada: sapos excitados tentam traçar cobra gigante; veja vídeo
A descoberta se deu após quase uma década de trabalho de Guayasamin e seus colegas na observação de anfíbios e coleta de DNA de rãs-de-vidro no Equador, e demonstra o quanto ainda há para se descobrir sobre a fauna do norte andino, especialmente entre as cadeias de montanhas e os vales fluviais isolados e preservados. “Muitos desses locais são incrivelmente remotos, que é uma das razões pelas quais conseguimos descobrir novas espécies”, explica Becca Brunner, uma das principais autoras do estudo, em comunicado. “Você é capaz de caminhar poucos quilômetros sobre um cume e encontrar uma comunidade de sapos diferente de quando começou”. A descoberta foi publicada na revista científica Peer J no dia 18 de março.
Macho da espécie Hyalinobatrachium mashpi protegendo seus ovos em uma folha
Publicidade
Mais uma comprovação de que os fumantes fazem parte do grupo de risco para o contágio do novo coronavírus veio do...
Se a arquitetura, as roupas, os estilos artísticos, as transformações políticas e tecnológicas, cientificas, e...
A internet é capaz de se mobilizar em massa por causas evidentemente importantes a todos, como lutas políticas e...
Se você sempre sonhou em dar uma volta pelas crateras da lua, saiba que sua chance chegou, e melhor: de graça! Ok,...
A cor dos pelos de um cachorro faz parte do charme de cada animal, mas será que também tem algum impacto na saúde e...
Um estudo publicado recentemente no "Journal of Experimental Psychology" atesta algo que qualquer amante de café vai...
Se você adora teorias ufológicas, então vai pirar com essa: cientistas anunciam ter escutado sinais de rádio...
Um dinossauro foi encontrado dentro do estômago de um crocodilo que viveu há 145 milhões de anos por paleontólogos...
Fardos de borracha vindos de um navio nazista voltaram a aparecer na costa do Nordeste. Dessa vez, alguns desses...