Sustentabilidade

Elefante-marinho é encontrado no litoral norte de SP pela 1ª vez desde 2007

Redação Hypeness - 09/03/2022 às 12:56 | Atualizada em 09/03/2022 às 14:16

Um elefante-marinho apareceu nas águas da Praia Saco da Ribeira, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Esse animal não dava as caras nessa região da costa brasileira há pelo menos 15 anos e sua presença chocou especialistas na vida marinha.

O espécime encontrado é um elefante-marinho-sulamericano (Mirounga leonina), com cerca de duas toneladas. O animal só foi identificado na costa paulista em outra ocasião nessa década, em 2015, na região de Cananeia, na parte do sul do estado.

Elefante-marinho apareceu nas praias de Ubatuba e segue na região fazendo o processo de muda; animal está trocando de pele e dentro de algumas semanas irá voltar para o mar

Animal raro

De acordo com os especialistas, o elefante-marinho costuma aparecer nos estados mais ao sul, como Paraná, Santa Catarina e RS. “Teoricamente, a aparição deste indivíduo solitário seria possível quase que exclusivamente no sul do país. O que mais estranhamos foi o local, claro, mas, principalmente, a época, pois geralmente isso ocorre no inverno”, afirma a bióloga Carla Beatriz Barbosa, do Instituto Argonauta, à Folha.

– Ubatuba passará a cobrar ‘pedágio ambiental’ de turistas que passarem pela cidade

Desde 2015, há cerca de 19 registros de observações de elefantes-marinhos entre a região de Saquarema, no Rio de Janeiro, e Laguna, em Santa Catarina. A maioria dos casos ocorreram na costa catarinense.

Os especialistas recomendam que as pessoas não se aproximem do animal. “Se ele se sentir ameaçado, apesar de não se locomover com rapidez, ainda consegue ser bem ágil em terra e ainda mais na água. Pode ser bastante agressivo”, explica a bióloga Carla Beatriz Barbosa.

– Ubatuba registra 1º ataque de tubarão em 30 anos; veja foto

Veja um vídeo do animal no meio da praia:

Em outro vídeo, é possível ver o elefante-marinho trocando de pele:

Leia também: Tubarão é devorado por peixe gigante no momento em que é pescado; veja vídeo

Publicidade

Fotos: Destaques: Domínio Público Foto 1: Divulgação/Instituto Argonautas


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness