Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Enquanto a maioria das serpentes se defendem com seus dentes afiadíssimos, sua mordida veloz e principalmente seus venenos intoxicantes, a pequena cobra da espécie Gyalopion canum possui somente uma inusitada e um tanto cômica arma para se proteger: um barulho de pum. Conhecida popularmente, em tradução livre, como nariz-de-gancho-ocidental, a cobra é endêmica nos desertos dos EUA e do México, mas, chegando apenas a cerca de 36 centímetros de comprimento e sem possuir especial força, mordida ou peçonha, ela utiliza um som muito similar ao dos gases e flatulências humanas para confundir seus possíveis predadores e, assim, conseguir escapar de um ataque.
A Gyalopion canum é uma espécie pequena, com cerca de 30 centímetros de tamanho em média
-Cientistas confirmam: Urano é cercado por nuvens de pum
A defesa da nariz-de-gancho-ocidental é um curto e repetido ruído que a espécie produz através de sua cloaca, cavidade pelo qual se abre o aparelho genital e urinário do animal. De acordo com o biólogo e morfologista Bruce Young, da Faculdade Lafayette, no estado da Pensilvânia, nos EUA, o som é emitido somente quando a serpente se sente ameaçada, utilizando dois grupos de músculos para isolar e comprimir o ar e então contraindo o esfíncter da cloaca e expelir o som: é, portanto, essencialmente um pum de cobra.
O formato de seu nariz batiza a espécie, típica dos desertos dos EUA e México
O barulho de pum é usado como defesa para confundir predadores e permitir a fuga
-Conheça a cobra mais venenosa do Brasil, capturada 4 vezes em 12 dias em Santa Catarina
Segundo Young, o esforço que a Gyalopion canum utiliza para emitir o “pum” é tão grande que, de acordo com experimento realizado em laboratório, elas são capazes de dar uma espécie de salto. “As cobras nariz-de-gancho-ocidental colocam tanta energia para produzir esse barulho que em alguns casos chegam a sair do chão”, afirmou o morfologista, que é especialista em sons produzidos por cobras, como o sibilar da língua o tilintar do “chocalho” que a cascavel traz na ponta de sua cauda. A função do guizo, aliás, é a semelhante a do “pum” da nariz-de-gancho-ocidental mas, apesar de também utilizar o ruído para afugentar ameaças, a cascavel é uma cobra venenosa, perigosa e grande.
-Pocah foi parar no hospital por segurar o pum; entenda os riscos
Curiosamente, a Gyalopion canum possui quase o mesmo nome popular da cobra que alegadamente possui o veneno mais letal do mundo, a cobra-marinha-de-nariz-de-gancho. Mesmo não possuindo veneno, força ou tamanho, a nariz-de-gancho-ocidental se alimenta de aranhas, insetos e escorpiões, e não é a única espécie que utiliza um som similar ao de um pum para se defender: a Micruroides euryxanthus, espécie de cobra-coral tricolor também presente nos desertos mexicanos e estadunidenses, usa o mesmo sistema de defesa “por som” – conhecida justamente como “Coral Sonora”, porém, essa espécie possui um forte veneno para “complementar” seu pum na hora de se defender.
Exemplar da espécie Micruroides euryxanthus, a “Coral Sonora” que também peida
Publicidade
Na última terça-feira (21), os cientistas da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, anunciaram a descoberta de um...
Atenção, terráqueos! O telescópio Hubble encontrou um planeta com água em forma de vapor. O K2-18b está no escopo...
Se os efeitos do uso prolongado da maconha sobre nossa memória pode efetivamente ser prejudicial, uma pesquisa...
Antes da pandemia de coronavírus, já se previa uma uma epidemia de escala global que afetaria o mundo. As autoridades...
A cama mais antiga do mundo até agora foi encontrada perto da fronteira entre a África do Sul e a Suazilândia....
Os elefantes africanos são vítimas de caçadores que buscam vender suas presas. Em Moçambique, 90% dos animais da...
Pesquisadores identificaram a área do cérebro responsável pelo medo e testaram ferramentas farmacogenéticas para...
Três jovens negras brasileiras foram selecionadas para o encontro do Youth 20 (Y20) Itália, transmitido online a...
Entre os diversos fatores que podem afetar a saúde de uma pessoa com idade mais avançada, um dos fatores é pouco...