Inspiração

Falabella: a menor raça de cavalos do mundo tem altura média de 70 centímetros

Roanna Azevedo - 30/03/2022 às 15:56 | Atualizada em 01/04/2022 às 10:25

Pequenos e de aparência fofa, os cavalos da raça Falabella parecem ter saído diretamente de uma loja de brinquedos. Com uma altura média de apenas 70 centímetros, eles são considerados os menores do mundo e surgiram na metade do século XIX.

Bashkir Curly: os cavalos ‘labradores’ cacheados que parecem seres de outro planeta

Não existe consenso sobre sua origem. A hipótese mais aceita é a de que eles descendem das raças andaluza e ibérica, trazidas para a América do Sul pelos conquistadores espanhóis. Com o tempo, esses cavalos foram abandonados e precisaram se defender sozinhos em um ambiente sem muitos recursos. A maior parte dos espécimes que sobreviveram, de meados do século XIX, tinha porte menor e passaram a ser criados para gerar cavalos ainda menores.

A primeira pessoa responsável pela criação dos Falabella foi Patrick Newtall, na Argentina de 1868. Depois que morreu, o genro Juan Falabella assumiu o negócio, tornando-o conhecido pelo seu nome. Ele adicionou as linhagens Pônei Galês, Pônei Shetland e Thoroughbred a raça para diminuí-la ainda mais.

Polícia investiga ação de seitas satanistas em mutilações, incluindo genitais, contra cavalo

Já na década de 1940, sob o comando de Julio C. Falabella, a criação, agora registrada legalmente, deu origem a cavalos de menos de 100 centímetros de altura. Com o tempo e a popularização desses animais, seu tamanho continuou sendo reduzido, chegando a 76 centímetros.

Apesar de muito pequenos, os Falabella não são considerados pôneis, mas mini cavalos. A principal justificativa é a sua estrutura física semelhante a das raças Árabe e Thoroughbred em termos de proporção. Muito amigáveis e inteligentes, eles funcionam como ótimos animais de estimação e podem ser facilmente treinados.

Série de fotos de cavalos da Islândia que mais parecem um conto de fadas

Mas engana-se quem pensa que suas qualidades acabam por aí. Os Falabella também são uma raça de cavalos extremamente resistente, sendo capaz de se adaptar a uma grande diversidade de climas, por exemplo. Costumam ter instintos aguçados e vivem de 40 a 45 anos, um período de tempo extraordinariamente longo.

“Para além do tamanho minúsculo, os Falabella mostram condições de docilidade, força e capacidade de adaptação mais elevadas do que qualquer outro tipo de cavalos semelhantes e até mesmo de muitos dos seus parentes maiores. Os testes de força efetuados demonstram que eles são extremamente fortes, semelhantes aos de tração e sela, que são de tamanhos maiores”, afirma a Falabella International Preservation Association.

O emocionante reencontro destes casal de cavalos selvagem ‘grávidos’ após separação dramática

Publicidade

Foto 1: Andyworks/Getty Images

Fotos 2 e 3: Reprodução - Facebook.com/KK Falabella Horse


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Canais Especiais Hypeness