Debate

Ferramenta mostra radiação de Chernobyl ao vivo

Redação Hypeness - 03/03/2022 às 14:41 | Atualizada em 07/03/2022 às 12:53

Com a operação militar que a Rússia opera contra a Ucrânia desde a semana passada, as atenções do planeta se voltaram à região de Chernobyl, localizada na fronteira ucraniana com Belarus. A Rússia tomou o controle da região – que é bastante próxima de Kiev, alvo principal do Kremlin – e muito se suspeitou sobre os índices de radiação que o local do maior acidente nuclear da história do planeta após a chegada do exército de Moscou.

– Cobertura da mídia sobre guerra na Ucrânia reforça preconceito contra refugiados de países desenvolvidos

rússia chernobil

Exército ucraniano fez treinamentos militares na região de Pripyat e Chernobyl no ano passado como forma de antecipação da invasão russa, que ocorreu no fim de fevereiro de 2022

Chernobyl ao vivo

Ao que tudo indica, a radiação na região segue o padrão normal e as operações da invasão russa não danificaram o sarcófago que impede a emissão de radiação da usina desativada em Chernobyl. Entretanto, você pode conferir ao vivo como está a situação radioativa de toda a Ucrânia graças ao site SaveEcoBot.

Chernobyl Radiação

Mapa mostra medição diária de radiação em Chernobyl e outras regiões do leste europeu para monitoramento de segurança nuclear

A ferramenta utiliza dados de satélite para mapear a radiação emitida por diversas usinas nucleares e outros centros de pesquisa ao redor da Ucrânia e de Belarus. Atualmente, o território ucraniano conta com 15 usinas de energia atômica operando, sendo o terceiro país da Europa com mais reatores, seguido apenas de França e a recente algoz Rússia.

– Mundo volta a falar sobre uso de armas nucleares e ucranianos fazem cordão humano em usina contra russos

Já o mapeamento do território de Belarus é importante para observar se o país não está sendo atingido pela radiação como ocorrido durante o acidente de Chernobyl de 1986. Foi em Minsk, capital bielorrussa, que foram detectados os primeiros sinais de radiação fora de Prypiat naquele período.

Mapa da Ucrânia ao vivo

Para aqueles que estão interessados no desenvolvimento da invasão russa ao território ucraniano, o site Liveuamap utiliza informações de terceiros para dar a dimensão adequada dos territórios controlados pelas forças do Kremlin contra Kiev.

mapa ucrânia guerra

Regiões em vermelho no mapa estão atualmente controladas pelas forças da Rússia; em azul, pontos de defesa das forças de Kiev

Com dados atualizados em tempo real, o mapa do Liveuamap mostra as regiões tomadas pelos russos (em vermelho) e os pontos de defesa do exército ucraniano, em azul. O site também informa pontos de bombardeio, comboios de tanques e outros tipos de operação no conflito que parou o mundo nas últimas semanas.

O Liveuamap também dá informações atualizadas sobre a Guerra Civil da Síria, que segue em curso – e agora conta com envolvimento direto das forças da Turquia e ataques israelenses -, sobre a Guerra Civil no Iraque e outros conflitos ao redor do planeta, também servindo como um serviço de notícias geolocalizadas.

Publicidade

Fotos: Foto 1: © Getty Images Foto 2: Reprodução/SaveEcoBot Foto 3: Reprodução/Liveuamap


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness