Sustentabilidade

Filhote de rinoceronte-de-sumatra nasce na Indonésia e dá esperança em luta contra extinção

Redação Hypeness - 30/03/2022 às 14:59 | Atualizada em 30/03/2022 às 16:15

O governo da Indonésia anunciou, no último dia 24 de março, que um novo filhote de rinoceronte-de-sumatra está no mundo! A espécie, que é ameaçada de extinção, tem visto uma redução de sua população nas últimas décadas devido a atividade de caçadores.

– Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O pequeno rinoceronte-de-sumatra nasceu no Santuário de Rinocerontes-de-Sumatra (SRS), no Parque Nacional Way Kambas. A chegada do filhote foi muito celebrada porque sua mãe, Rosa, perdeu oito gestações anteriores.

Pequeno rinoceronte nasceu após muita expectativa; mãe do filhote havia perdido oito gestações anteriormente. Nascimento foi celebrado por governo indonésio

Estima-se que apenas 80 rinocerontes-de-sumatra existam no planeta Terra. Antigamente, a espécie vivia em todo o sudeste asiático, mas hoje está limitada a apenas dois países.

– Ararinhas-azuis nascem no Brasil após 20 anos de extinção

Hoje, a conservação dos animais é feita majoritariamente em parques nacionais na Indonésia e na Malásia. O pai do pequeno rinoceronte-de-sumatra é Andatu, o primeiro rinoceronte dessa espécie nascido em cativeiro, e Rosa.

Junto do novo bichinho – que ainda não ganhou um nome -, vivem as fêmeas Bina, Ratu e Delilah, e os machos Andalas e Harapan.

– Filhote de onça-pintada toda preta em extinção nasce firme, forte e saudável em santuário na Inglaterra

“Minha profunda gratidão pelo trabalho da equipe de veterinários e tratadores que acompanharam continuamente o desenvolvimento da gravidez e os cuidados pós-natais da rinoceronte Rosa”, explicou Wiratno, um porta-voz do Ministério do Meio Ambiente e Florestas (MOEF) da Indonésia.

Pequeno se soma à pequena população da espécie no planeta; rinocerontes são alvos de caçadores que matam por conta do chifre, creditado muitas vezes como elemento mágico e com efeitos medicinais

“A gravidez de Rosa representa uma nova esperança para esta espécie criticamente ameaçada”, ressalta Nina Fascione, diretora-executiva da fundação Indonesian Rhino Foundation (IRF), uma das principais organizações de defesa da espécie no planeta.

Publicidade

Fotos: PPID


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness