Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Na noite do último dia 15 de março, luzes iluminaram o céu da cidade de Sendai, no Japão, durante um grave terremoto de 7.3 pontos na escala Richter. O evento sísmico, que ocorreu na costa de Fukushima, causou esse fenômeno curioso no céu que levantou muita atenção nas redes sociais.
– Brasil foi atingido por tsunami em 1755 provocado por maior terremoto da Europa
Luzes de terremoto acabaram trazendo questões ao redor da internet: o que é esse fenômeno e por que ele ocorre?
Não foram registradas mortes ou danos graves às cidades atingidas, mas o terremoto foi sentido em quase todo o leste japonês, inclusive na capital, Tóquio.
Veja imagens do terremoto e das luzes:
SHOCKING: Huge flashes seen in the sky as 2 million homes in #Japan left without power after 7.3 earthquake pic.twitter.com/CfjXcb5Lmv
— GBN (@GBNfeed) March 16, 2022
O fenômeno das luzes de terremoto é observado na humanidade desde o século 17. Entretanto, os flashes de luzes são relativamente raros e ainda existem muitas controvérsias sobre a sua explicação, que, para muitos, segue é um mistério. Nos últimos anos, com o advento das câmeras de vigilância e meteorologia, novos registros visuais foram feitos e analisados.
– Tsunami no Alasca é efeito de mudança climática e pode ameaçar o Ártico e o planeta
Confira as imagens das luzes de terremoto ocorrendo na Cidade do México em setembro 2017:
Así la panorámica de Ciudad de México en el momento exacto del sismo de esta noche ! 🚨
Una imagen muy parecida casualmente al sismo del mismo 7 de septiembre por la noche pero del 2017
Un abrazo a todos ! pic.twitter.com/eEZwgCu3Ex
— Octavio Valdez (@_octaviovaldez) September 8, 2021
O fenômeno ganha o nome de EQL (Luzes de terremoto em tradução livre) dentro dos meios acadêmicos. Um artigo de 1998, publicado na revista Japanese Journal of Applied Physics, propõe que as luzes ocorrem por conta do movimento tectônico das rochas de quartzo em um fenômeno denominado ‘piezoelétrico’.
“Quando a natureza causa movimentos em alguns tipos de rocha, algumas cargas elétricas são ativadas. É como se ligassem a bateria da crosta terrestre. Essas descargas elétricas podem se combinar e criar um plasma elétrico, que consegue viajar em velocidades muito altas e acabam indo diretamente para atmosfera, criando algo parecido com uma espécie de raio, como aquele das nuvens”, explica à National Geographic Friedemann Freund, professor adjunto de física da Universidade de San Jose, nos EUA, e pesquisador sênior no Centro de Estudos Ames, da NASA.
– Menino de 9 anos cria detector de terremotos no Peru
Esse é o mesmo fenômeno registrado na Nova Zelândia:
“Se você parar para observar dois, três ou quatro luzes aparecendo no céu como as observadas nesses vídeos, pode ser que um terremoto ocorra em breve. As luzes são raras, mas seguiremos estudando elas”, completou.
Outras teorias afirmam que o movimento entre as placas tectônicas faz com que a luz apareça graças à fricção das partículas que estão no ar. Essa tese foi desenvolvida a partir da observação da simulação de eventos sísmicos em laboratórios. Contudo, essa tese não é aceita porque se trata de uma simulação.
Um outro estudo analisou a localização das luzes de terremoto desde seus primeiros registros datados do século 17. São 65 eventos desde então. A ideia dessa pesquisa era entender o que havia de comum entre esses fenômenos. Cerca de 85% das luzes relatadas acontecem onde há fendas continentais – como onde ele ocorreu no Japão. De acordo com a pesquisa, apenas 5% dos terremotos ocorrem nessas fendas dessa forma. E isso pode colaborar com a teoria piezoelétrica.
Publicidade
Seis estudantes de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, lançarão dois experimentos científicos ao espaço em...
Em tempos de redes sociais e relações cada vez mais superficiais, acabamos esquecendo que um abraço é sempre o...
Diferente do que pensávamos, na pré-história os crocodilos tinham uma dieta muito mais rica do que os livros de...
Os sonhos são expressões do nosso inconsciente, que nem sempre se apresentam de forma literal ou mesmo ilustrativa -...
Como girafas dormem? Muita gente talvez nunca tenha se feito essa pergunta, mas ela certamente gera curiosidade. Um...
O camarão mantis ou camarão-louva-deus-palhaço (sério!) é um dos animais com um dos mais fortes socos de todo o...
Crianças com complicações no parto são estatisticamente mais propensas a desenvolver distúrbios cognitivos e...
A startup Air Protein, sediada nos EUA, revelou que fez a primeira 'carne à base de ar' do mundo. Pera, vamos...
Em entrevista à BBC, o CEO e fundador da BioNTech, Ugur Sahin, que comanda as pesquisas da vacina para coronavírus da...