Inovação

Inovações brasileiras melhoram o cafezinho, o churrasco e a gestão de resíduos por um futuro melhor

Vitor Paiva - 24/03/2022 às 17:20 | Atualizada em 25/03/2022 às 19:24

Inovação é hoje palavra de ordem mesmo nas mais tradicionais empresas e indústrias: quem não quiser ficar preso ao passado, deve olhar para o amanhã com a coragem e o frescor de uma startup, por um futuro melhor, mais saudável e sustentável, tanto em aspectos econômicos quanto ambientais. 

É assim que atualmente as mais inventivas empresas atuam, mesmo quando são verdadeiros pilares de ramos antigos e fundamentais. Como o da energia: a forma com que produzimos e consumimos energia nos afeta em nossos domicílios, estabelecimentos comerciais, escritórios, empresas ou mesmo grandes parques industriais, e uma gestão inovadora em tal área é determinante para esse amanhã mais saudável, econômico e verde.

A inovação em direção à sustentabilidade tem de ser o norte das empresas que miram um futuro melhor

A inovação em direção à sustentabilidade é o norte das empresas que miram um futuro melhor

-19 vezes que a tecnologia e a inovação melhoraram a vida de quem realmente precisa

Nesse justo ponto entra em cena uma empresa fundada há mais de 80 anos, mas que cada vez mais se afirma como um precioso centro de inovação e reinvenção – de suas atividades e do próprio mercado.

Uma das marcas que fundou o envase e venda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) no Brasil, a Ultragaz hoje atua em frentes tão diversas quanto importantes para esse novo e melhor futuro. A busca por soluções novas, seguras, eficientes e sustentáveis em energia para negócios e domicílios é o lema principal da companhia, tornando o inovar uma prática efetiva e exemplar.

Hoje a empresa possui uma área inteira dedicada à inovação para a solução de problemas e necessidades do consumidor final. A adaptação de técnicas culinárias que tradicionalmente utilizam lenha no cozimento de alimentos é um ótimo exemplo: como preparar uma pizza utilizando o método e o forno napolitano dentro de um ambiente fechado, residencial ou mesmo em um shopping, onde o uso de lenha não é permitido?

Dilema semelhante se impõe sobre churrascarias, e para ambas as situações a Ultragaz traz soluções eficazes, mantendo a excelência e o sabor dessas tradições gastronômicas, mas substituindo a lenha por gás através de tecnologias e equipamentos inovadores.

A Ultragaz desenvolveu soluções eficazes e seguras para adaptar o uso de fornos napolitanos em locais fechados

A Ultragaz desenvolveu soluções seguras para o uso de fornos napolitanos em locais fechados

-Fini e Ultragaz apresentam balas em formato de botijão

Desde 2019 a empresa vem trabalhando ao lado de diversas startups em busca desse tipo de solução: hoje já são mais de 60 novas empresas parceiras da Ultragaz. O trabalho também é fomentado através da colaboração de hubs como o InovaBra Habitat, espaço de inovação compartilhada do Bradesco, e o AgTech Garage, um dos principais hubs de inovação ligado ao agronegócio: outro interessante exemplo de solução gerida dentro da empresa é o desenvolvimento de um pacote de sensores para lavanderias industriais, que utiliza inteligência artificial a fim de calcular a carga ideal de energia para o empreendimento.

A recicladora de resíduos da Ultragaz utiliza trituração e desidratação em alta temperatura

A recicladora de resíduos da Ultragaz utiliza trituração e desidratação em alta temperatura 

Um modelo de tecnologia inovadora pensado para sanar dores específicas de seus clientes é a solução Ultragaz Recicladora de Resíduos, utilizada em restaurantes industriais para uma melhor gestão de sobras e restos.

Trata-se de um processo que combina trituração e desidratação em alta temperatura dos resíduos orgânicos, obtendo redução considerável do volume dos resíduos, ocupando um menor espaço e, assim, utilizando menos refrigeração, bem como produzindo um composto orgânico seco, pronto para ser utilizado como matéria-prima na produção de fertilizantes.

O Ultragaz Torra de Café usa a tecnologia para melhorar e otimizar a produção

O Ultragaz Torra de Café usa a tecnologia para melhorar e otimizar a produção e a torra de café

-Comunidade de mulheres transforma resíduos de construção em arte em Cabo Verde

Outra novidade que traz benefícios expressivos é o Ultragaz Torra de Café, um software de gestão de produção de café que ajuda a reduzir as margens de erros e otimiza o processo de torra com informações precisas. Desde o desenvolvimento da semente em suas diversas etapas, calculando o consumo exato necessário de GLP ao longo da torra, o software permite o estabelecimento de um padrão otimizado, a ser repetido em processos seguintes.

Exemplo do software utilizando para o controle do processo de torra de café

Exemplo do software utilizando para o controle do processo de torra de café 

Não é por acaso, portanto, que a Ultragaz foi reconhecida pela segunda vez no TOP 100 Open Corps e é TOP 2 no segmento Petróleo e Gás do Ranking 100 Open Startups 2021, em ranking referência no reconhecimento de corporações líderes em inovação junto a startups. 

Sem perder foco na qualidade de seu produto principal, a Ultragaz é hoje referência em inovação, fazendo da energia não somente o combustível do nosso dia a dia, mas também uma solução efetiva e fundamental para construirmos o futuro que queremos. 

Publicidade

© fotos 1, 3: Getty Images

© fotos 2, 5: Ultragaz/reprodução

© foto 4: PxHere 


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness