Sustentabilidade

Jiboia é resgatadada de prédio no RJ após 13 dias de apreensão e medo entre moradores

Redação Hypeness - 28/03/2022 às 16:58 | Atualizada em 28/03/2022 às 17:09

Uma jiboia foi resgatada no 19ª andar de um edifício de classe média alta localizado no Condomínio Ernest, endereço nobre na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

A cobra, que não é peçonhenta, passou 13 dias aterrorizando os moradores do local na capital fluminense.

– Homem é picado no pênis por cobra píton enquanto estava sentado no vaso sanitário

Cobra foi pega no meio de estruturas que ligam apartamentos em edifício de classe média no rio

A jiboia em um prédio do RJ 

Tudo começou quando uma criança que morava no 19º andar pediu ajuda para seu pai porque havia uma cobra dentro do quarto. O homem duvidou, mas quando chegou ao cômodo viu que se tratava  de uma verdadeira víbora. Ele ligou para a administração do condomínio, que ficou incrédula.

– Jiboia é filmada enquanto engole lagarto gigante no quintal de casa no Mato Grosso do Sul

Nos dias seguintes, a cobra aparecia em um apartamento e rapidamente desaparecia. Os moradores passaram a viver em pânico com a possibilidade de uma serpente constritora mortal – a jiboia não tem veneno, mas sufoca suas vítimas para se alimentar – vivendo aos arredores. Então, um biólogo apareceu para salvar a vida dos residentes do condomínio Ernest.

“O prédio possui interligação por estruturas de gesso que ligam os apartamentos uns aos outros. Além disso, um outro morador havia substituído parte do gesso por calha, devido a umidade. Então estava montado ali um ambiente favorável para o animal, que se deslocava por esse espaço de um apartamento a outro e, com acesso à estrutura vertical, também podia se deslocar entre os andares”, explicou ao Globo o biólogo Francisco Ricardo Freitas Filho, diretor do Instituto Jacaré, que atua no estudo e preservação da fauna das Lagoas da Barra e Jacarepaguá.

– Jiboia engole iguana e parque de Palmas fecha até que ela termine; veja vídeo

De acordo com o especialista, ele começou a calcular onde a jiboia poderia estar e foi perfurando o gesso. Então, ele a encontrou. De acordo com Francisco, a serpente é resultado da criação do animal selvagem dentro de casa.

“Essa espécie não é natural das lagoas da região. E, mesmo que fosse, é uma hipótese muito improvável de que subisse até o 19º andar. Como ela costuma muito ser criada em cativeiro, acredito que seja algum morador que tentou ter essa cobra como um pet, perdeu o controle e a deixou escapar. Buscando água e comida, o animal se refugiou na estrutura”, explicou.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Divulgação

 


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness