Debate

Jussie Smollett: o ator famoso que vai passar 5 meses preso por forjar ataque nos EUA

Redação Hypeness - 16/03/2022 às 10:18

O ator Jussie Smollett foi condenado a quase 5 meses de prisão e 30 meses de liberdade condicional por fazer uma denúncia falsa à polícia sobre ter sido vítima de um ataque racista e homofóbico em 2019. O ator terá que pagar o equivalente a R$ 600 mil para as autoridades de Chicago, onde o crime aconteceu e foi julgado, além de uma multa de R$ 125 mil.

A ex-estrela da série “Empire”, hoje com 39 anos, foi considerada culpada por um júri de Chicago por cinco acusações de conduta desordeira. Ele foi considerado inocente na sexta acusação de agressão agravada. “Você é apenas um charlatão fingindo ser vítima de um crime de ódio”, disse o juiz James Linn a Smollett enquanto anunciava a sentença.

Eu não sou suicida!

Jussie Smollett: o ator famoso que vai passar 5 meses preso por forjar ataque nos EUA

Jussie Smollett: o ator famoso que vai passar 5 meses preso por forjar ataque nos EUA

Quando a sentença foi revelada pelo juiz e os policiais se prepararam para levá-lo à Cadeia do Condado de Cook, Smollett tirou a máscara, levantou-se e disse repetidamente: “Não sou suicida. Se alguma coisa acontecer comigo lá [na cadeia], eu não fiz”, exclamou o ator. Conduzido para fora do tribunal, Smollett ergueu o punho no ar e gritou: “Não sou suicida, sou inocente!”

As acusações resultaram de um relatório de janeiro de 2019 no qual Smollett, que é negro e gay, alegou ter sido brutalmente agredido no bairro de Streeterville, em Chicago. O ator fez um denúncia de que dois homens o deram socos e chutes, usaram insultos racistas e homofóbicos, jogaram um produto químico em seu rosto e amarraram um laço em seu pescoço.

A investigação policial levou à prisão de Olabingo Osundairo e seu irmão Abimbola, que trabalhavam no set de “Empire”. Eles acabaram sendo libertados e Smollett foi preso em 21 de fevereiro de 2019, depois que as autoridades o acusaram de ter contratado os irmãos para encenar o ataque. A polícia disse na época que o ator orquestrou o incidente falso com a intenção de chamar atenção para si e para sua carreira, uma alegação que o ator nega.

—‘Se você é negro, não adianta ser honesto’, diz Spartakus, da MTV, após abordagem racista da PM

Jussie Smollett Getty Images

Jussie Smollett foi condenado por contratar dois homens para simular uma agressão contra ele

Antes de sua sentença, a equipe jurídica de Smollett havia pressionado por um novo julgamento ou um veredicto de inocente, alegando que seus direitos constitucionais foram violados quando o tribunal impediu que seus advogados participassem ativamente do processo de seleção do júri.

Em documentos judiciais, a equipe sustentou o pedido dizendo que o tribunal cometeu vários erros legais antes e durante a pendência do julgamento. Os advogados argumentaram que eles não tinham permissão para fazer perguntas aos jurados em potencial, impedindo-os de descobrir quaisquer possíveis vieses ou “imparcialidade questionável” em relação a Smollett, já que o caso era de alto nível.

Personalidades como Kamala Harris, Viola Davis e Tyler Perry se manifestaram em apoio a Smollett, quando ele alegou ter sido vítima do suposto crime de ódio.

Jussie Smollett na série Empire

Jussie Smollett na série Empire

Desdobramento após a prisão

Fontes em contato constante com o ator contaram em dezembro ao portal americano TMZ que Jussie esperava totalmente ser condenado a algum tempo na prisão. Ele disse à sua equipe de defesa antes da sentença que achava que seria tratado com mais severidade do que outros réus condenados por um crime não violento por conta da cor de sua pele. Ele acredita que é mais uma evidência de racismo estrutural no sistema judicial.

Agora, com a sentença decretada, o irmão Jocqui Smollett foi à público, via redes sociais, contar que o irmão está atualmente em uma ala psiquiátrica na Cadeia do Condado de Cook. “O que é muito preocupante é que havia uma nota anexada à sua papelada hoje dizendo que ele corre o risco de se machucar”.

“Quero deixar claro que ele não está de forma alguma, em forma ou em risco de automutilação. Ele quer que as pessoas saibam que ele é muito estável, muito forte, muito saudável e pronto para tomar no desafio que foi colocado contra ele.”

Ao portal TMZ, uma fonte da lei disseque o motivo de Jussie estar na ala psiquiátrica é porque também é a área onde eles abrigam presos de alto nível, tendo em vista que ele é uma figura conhecida.

—Estrela da Marvel fala sobre racismo da polícia e diz que já teve arma apontada na cabeça

Publicidade

Fotos tribunal: Getty Images
Fotos Empire: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness