Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O ator Jussie Smollett foi condenado a quase 5 meses de prisão e 30 meses de liberdade condicional por fazer uma denúncia falsa à polícia sobre ter sido vítima de um ataque racista e homofóbico em 2019. O ator terá que pagar o equivalente a R$ 600 mil para as autoridades de Chicago, onde o crime aconteceu e foi julgado, além de uma multa de R$ 125 mil.
A ex-estrela da série “Empire”, hoje com 39 anos, foi considerada culpada por um júri de Chicago por cinco acusações de conduta desordeira. Ele foi considerado inocente na sexta acusação de agressão agravada. “Você é apenas um charlatão fingindo ser vítima de um crime de ódio”, disse o juiz James Linn a Smollett enquanto anunciava a sentença.
Eu não sou suicida!
Quando a sentença foi revelada pelo juiz e os policiais se prepararam para levá-lo à Cadeia do Condado de Cook, Smollett tirou a máscara, levantou-se e disse repetidamente: “Não sou suicida. Se alguma coisa acontecer comigo lá [na cadeia], eu não fiz”, exclamou o ator. Conduzido para fora do tribunal, Smollett ergueu o punho no ar e gritou: “Não sou suicida, sou inocente!”
As acusações resultaram de um relatório de janeiro de 2019 no qual Smollett, que é negro e gay, alegou ter sido brutalmente agredido no bairro de Streeterville, em Chicago. O ator fez um denúncia de que dois homens o deram socos e chutes, usaram insultos racistas e homofóbicos, jogaram um produto químico em seu rosto e amarraram um laço em seu pescoço.
A investigação policial levou à prisão de Olabingo Osundairo e seu irmão Abimbola, que trabalhavam no set de “Empire”. Eles acabaram sendo libertados e Smollett foi preso em 21 de fevereiro de 2019, depois que as autoridades o acusaram de ter contratado os irmãos para encenar o ataque. A polícia disse na época que o ator orquestrou o incidente falso com a intenção de chamar atenção para si e para sua carreira, uma alegação que o ator nega.
—‘Se você é negro, não adianta ser honesto’, diz Spartakus, da MTV, após abordagem racista da PM
Antes de sua sentença, a equipe jurídica de Smollett havia pressionado por um novo julgamento ou um veredicto de inocente, alegando que seus direitos constitucionais foram violados quando o tribunal impediu que seus advogados participassem ativamente do processo de seleção do júri.
Em documentos judiciais, a equipe sustentou o pedido dizendo que o tribunal cometeu vários erros legais antes e durante a pendência do julgamento. Os advogados argumentaram que eles não tinham permissão para fazer perguntas aos jurados em potencial, impedindo-os de descobrir quaisquer possíveis vieses ou “imparcialidade questionável” em relação a Smollett, já que o caso era de alto nível.
Personalidades como Kamala Harris, Viola Davis e Tyler Perry se manifestaram em apoio a Smollett, quando ele alegou ter sido vítima do suposto crime de ódio.
Fontes em contato constante com o ator contaram em dezembro ao portal americano TMZ que Jussie esperava totalmente ser condenado a algum tempo na prisão. Ele disse à sua equipe de defesa antes da sentença que achava que seria tratado com mais severidade do que outros réus condenados por um crime não violento por conta da cor de sua pele. Ele acredita que é mais uma evidência de racismo estrutural no sistema judicial.
Agora, com a sentença decretada, o irmão Jocqui Smollett foi à público, via redes sociais, contar que o irmão está atualmente em uma ala psiquiátrica na Cadeia do Condado de Cook. “O que é muito preocupante é que havia uma nota anexada à sua papelada hoje dizendo que ele corre o risco de se machucar”.
“Quero deixar claro que ele não está de forma alguma, em forma ou em risco de automutilação. Ele quer que as pessoas saibam que ele é muito estável, muito forte, muito saudável e pronto para tomar no desafio que foi colocado contra ele.”
Ao portal TMZ, uma fonte da lei disseque o motivo de Jussie estar na ala psiquiátrica é porque também é a área onde eles abrigam presos de alto nível, tendo em vista que ele é uma figura conhecida.
—Estrela da Marvel fala sobre racismo da polícia e diz que já teve arma apontada na cabeça
Publicidade
Uma nova lei aprovou oficialmente o uso de aplicativos privados de transporte, como Uber, assim como renovou a...
A postura adotada pelo Carrefour diante da morte de um cachorro nas dependências da loja de Osasco, na Grande São...
Apesar de nascida na Califórnia, Emma Coronel Aispuro, de 31 anos, cresceu em uma fazenda em La Angostura, no México...
A discussão sobre se devemos começar a taxar os mais ricos é longa e interminável. Enquanto uns acreditam que esta...
Por quase 40 anos a PETA se popularizou como uma das mais ativas, afirmativas e importantes organizações na luta pelo...
A atleta russa Inna Trazhukova perdeu a medalha de bronze na quinta-feira, 18, para a polonesa Monika Ewa Michalik na...
Você se lembra do ex-nadador Brock Turner, aquele cara que estuprou uma menina inconsciente na prestigiada...
A solidão é um problema crônico da sociedade moderna e pode atingir qualquer pessoa de qualquer idade. Muitas vezes,...
Um bilhete deixado em um condomínio rodou e fez tumulto nas redes sociais. Resumindo a ópera: estavam reclamando do...