Debate

Mansão mais cara do mundo, ‘A Única’ foi vendida pela metade do preço: ‘apenas’ R$ 717 milhões 

Vitor Paiva - 16/03/2022 às 10:13

Conhecida como “The One” ou “A Única”, em tradução livre, a mansão mais cara do mundo estava em “promoção”, e foi arrematada em um leilão por menos da metade do preço originalmente anunciado. Localizada no luxuoso bairro de Bel Air, em Los Angeles, a casa custou ao magnata estadunidense Richard Saghian, presidente da empresa Fashion Nova, a “bagatela” de 126 milhões de dólares, equivalentes a cerca de 640,5 milhões de reais – com os impostos, porém, o valor chegou a 141 milhões de dólares, equivalentes a cerca de 717 milhões de reais. A casa mais cara já vendida, porém, saiu abaixo das expectativas, já que foi colocada no mercado por 295 milhões de dólares, ou cerca de 1,5 bilhão de reais.

A casa fica no alto de uma colina no bairro de Bel Air, em Los Angeles

A casa fica no alto de uma colina no bairro de Bel Air, em Los Angeles

Espalhadas pelos mais de 9 mil metros quadrados de construção, "A Única" tem 5 piscinas

Espalhadas pelos mais de 9 mil metros quadrados de construção, “A Única” tem 5 piscinas

-Apartamento mais caro do Rio está à venda por 65 milhões

Seu primeiro anúncio de venda, no entanto, era ainda mais caro: construída pelo produtor de cinema e empresário imobiliário Nile Niami, “A Única” inicialmente foi oferecida por 500 milhões de dólares, ou pouco mais de 2,5 bilhões de reais: quando a seguradora deixou de pagar 106 milhões de dólares (cerca de 539 milhões de reais) em empréstimos pela construção, porém, o empreendimento inicial foi decretado em falência, e o preço teve de ser radicalmente reajustado. “É um negócio incrível. Ninguém entende até conhecê-la. Uma casa como esta nunca mais vai ser construída novamente. Na próxima vez em que for vendida, será por mais”, afirmou o corretor Branden Williams, da imobiliária Compass, que realizou o negócio.

A propriedade se estende por cerca de 15,3 mil metros em sua totalidade

A propriedade se estende por cerca de 15,3 mil metros em sua totalidade

-Itália repete dose e coloca casas à venda por 2 euros

A construção da incrível mansão levou 8 anos para ser concluída, através do trabalho de cerca de 600 pessoas, em projeto desenhado pelo arquiteto Paul McClean. Segundo o Jornal “Los Angeles Times”, a venda atraiu 2.800 interessados de 170 países mas, no momento do leilão, somente cinco lances foram efetivamente concretizados: o arremate oferecido por Saghian agora será avaliado pela juíza Deborah Saltzman, para determinar a segurança da oferta e da finalização do negócio – em suma, se o empresário, dono de uma das maiores empresas de fast fashion do mundo, de fato possui o dinheiro. Caso seja confirmada a firmeza da oferta, o negócio será fechado até 21 de março.

Uma das - muitas - salas que compõem o interior da casa mais cara do mundo

Uma das – muitas – salas que compõem o interior da casa mais cara do mundo

A pista de boliche é uma das atrações do local

A moderna pista de boliche é uma das atrações do local

-Homem descobre mansão romana com 1,5 mil anos enterrada no seu jardim

O imóvel possui 9,75 mil metros quadrados – em tamanho duas vezes maior que a Casa Branca – e o terreno se estende, ao todo, por cerca 15,3 mil metros. Com 21 quartos, 42 banheiros, 7 lavabos, 5 piscinas, spa, sala de jogos, pista de boliche, teatro, cinema, campo de golfe, estacionamento para 30 carros, 8 metros de pé direito, suíte máster com mais de 460 metros quadrados, e ainda um fosso de água, uma pista de corrida ao ar livre e um deck de cerca de 100 metros quadrados – entre muitas outras atrações – a casa ainda oferece uma vista de 360 graus, sem obstruções, do alto de Bel Air para toda a cidade de Los Angeles, alcançado até o Oceano Pacífico. Curiosamente, a casa ainda não está totalmente pronta: estima-se que mais um ano de obra seja necessário, a um custo de mais 340 mil dólares, equivalentes a cerca de 1,7 milhão de reais: outra inacreditável “pechincha”.

A casa possui uma "charutaria" particular

A casa possui uma “charutaria” particular

O valor superou a marca de 717 milhões de dólares com os impostos incluídos

O valor superou a marca de 717 milhões de dólares com os impostos incluídos

Publicidade

© fotos: Marc Angeles/Unlimited Style Real Estate Photography/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness