Ciência

Meteoro explode duas vezes durante chuva registrada no RS; assista

Redação Hypeness - 22/03/2022 às 15:46 | Atualizada em 22/03/2022 às 15:54

Um meteoro foi flagrado explodindo duas vezes na cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul. O fenômeno celeste ocorreu na última segunda-feira (21), durante uma chuva de meteoros.

A cena foi registrada pelo Observatório Espacial Heller & Jung, que fica na cidade de Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre, na capital gaúcha.

Meteoro ‘fireball’ durou pouco menos de 2 segundos e se desintegrou em cima do oceano próximo do Rio Grande do Sul

Assista ao momento da explosão dupla do meteoro: 

Se desintegrou em cima do oceano 

As imagens captadas pelo observatório mostram o fragmento celeste explodindo duas vezes antes de desaparecer na escuridão do firmamento. De acordo com o relatório do centro de pesquisa que captou a cena, o meteoro foi classificado como ‘fireball’.

Ainda segundo os pesquisadores, o objeto se desintegrou em cima do oceano, nas proximidades da cidade de São José do norte, que fica a 288,74 quilômetros de Taquara (RS).

– Lixo produzido por humanos pode prejudicar turismo espacial

De acordo com a análise do observatório, o fragmento entrou na atmosfera terrestre a uma altitude de 93,2 Km e foi extinto a uma altitude de 53 Km, ou seja, viajou 40 quilômetros em pouco mais de dois segundos. A partir da observação, os cientistas determinaram que o meteoro fazia parte da chuva de meteoros North.

Em 2021, o Heller & Jung também documentou o meteoro mais longo já registrado nos céus do Rio Grande do Sul. O longo percurso do corpo espacial chegou a ser flagrado em duas câmeras em sequência, na segunda-feira (30). Segundo o Observatório, ele entrou na atmosfera a 100 km de altitude e explodiu a 82 km.

Meteoro mais longo do Rio Grande do Sul cortou o céu gaúcho no ano passado e foi registrado pelo mesmo observatório

O Observatório Espacial Heller & Jung foi fundado em 2020 pelo professor universitário Carlos Fernandes Jung, que tem Pós-Doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de ser Doutor em Engenharia de Produção

Publicidade

Fotos: Observatório Espacial Heller & Jung


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness