Arte

Museu Frida Kahlo publica livro que permite adentrar o universo da pintora mexicana

Redação Hypeness - 08/03/2022 às 10:21 | Atualizada em 09/03/2022 às 12:00

Durante sua vida, Frida Kahlo pretendia que sua casa fosse transformada postumamente em um museu. A Casa Azul, hoje um dos marcos culturais mais amados do México, é o lugar onde Kahlo nasceu, viveu e morreu. Conhecidamente pintada de azul cobalto por dentro e por fora, a morada de Frida foi descrita por ela mesma como seu “universo íntimo”.

O livro Frida Kahlo: Her Universe, publicado em um selo conjunto da Editorial RM e do Museo Frida Kahlo, nos permite atualizar e atualizar a rica diversidade de temas, ideias, conceitos e emoções geradas em torno de duas figuras fundamentais e icônicas no México moderno: Frida Kahlo e Diego Rivera.

Museu Frida Kahlo publica livro que permite adentrar o universo da pintora mexicana

Museu Frida Kahlo publica livro que permite adentrar o universo da pintora mexicana

Com base na edição de 2013, produzida em colaboração com a revista Vogue México e América Latina, esta nova tiragem reúne uma série de ensaios de especialistas sobre os diversos assuntos que circundam a vida e obra de Frida.

As páginas que foram escritas em torno da artista podem ser contadas aos milhares, com perspectivas investigativas, não apenas oferecem panoramas, mas também diferentes visões para abordar a mística entorno da mexicana.

Frida Kahlo: bissexualidade e o casamento tumultuado com Diego Rivera

Suas roupas, as coleções de arte popular e pré-hispânica que reuniu com Diego Rivera, sua relação com a fotografia e a história de La Casa Azul, são alguns dos elementos abordados no volume “Frida Kahlo: Her Universe“.

Muitos dos quartos foram preservados da forma como ela viveu neles antes de sua morte em 1954, permitindo uma fascinante janela para o mundo privado desta artista enigmática. O jardim ainda está decorado com as esculturas pré-hispânicas coletadas pelo casal, e muitos dos espaços internos também mantêm o mobiliário original escolhido ou herdado por Kahlo.

As mesmas panelas e utensílios são mantidos na cozinha. O quarto onde ela convalescia durante o dia ainda tem o espelho na parede, montado pela mãe para que Kahlo pudesse se ver de onde estava descansando.

A coleção de roupas extraordinárias de Kahlo, juntamente com acessórios como joias de prata mexicanas primorosamente trabalhadas e acessórios para o cabelo, muitos dos quais foram imortalizados em seus múltiplos autorretratos, são reunidos na casa. O quarto onde ela dormia à noite ainda contém seus livros, brinquedos, coleção de borboletas e – comovente – agora também é o local de descanso da urna que contém suas cinzas.

–Artigo de 1933 tenta diminuir trabalho de Frida Kahlo, mas ela responde à altura 

O livro permite acesso a esta vasta coleção de tesouros, além de apresentar muitos itens dos arquivos de Kahlo e Diego que foram tornados públicos entre 2004 e 2007. Os milhares de objetos guardados em guarda-roupas e baús incluíam fotografias, tecidos, joias, cartas, recortes de jornais, desenhos, cartazes publicitários, obras de arte e documentos legais, médicos e financeiros.

Um livro que refresca e atualiza a rica diversidade de temas, ideias, emoções e conceitos gerados em torno de duas figuras fundamentais e emblemáticas do México moderno: Frida Kahlo e Diego Rivera.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Museu Frida Kahlo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness