Ciência

Nasa: foto do dia é clique de brasileiro da conjunção de Vênus e Marte

Redação Hypeness - 29/03/2022 às 14:59 | Atualizada em 29/03/2022 às 15:18

O fotógrafo Kiko Fairbairn é um dos maiores nomes da fotografia astronômica no Brasil e no mundo.

Nesta terça-feira, uma foto do brasileiro acabou sendo escolhida como a “Foto do Dia”, concurso criado pela da Agência Espacial dos Estados Unidos, a NASA. O clique foi publicado no próprio site do órgão do governo norte-americano e fez sucesso.

Imagem de fotógrafo brasileiro mostra alinhamento de planetas vizinhos no céu da Região Serrana do Rio de Janeiro (Foto: ©Kiko Fairbairn)

Vênus e Marte 

A foto, chamada de “Vênus e Marte”, mostra o alinhamento entre os dois planetas vizinhos a partir da vista do céu da região serrana do Rio de Janeiro. O registro foi feito pelo brasileiro Kiko Fairbairn, em Teresópolis, no dia 4 de março. É possível ver nitidamente na fotografia o alinhamento dos dois vizinhos do planeta Terra – brilhando cheios de plenitude no céu.

Confira outra imagem de Kiko que foi selecionada pela agência em 2019: Fotografia tirada por brasileiro é eleita ‘imagem do dia’ pela NASA

“Quando dois planetas passam pelo céu à noite, eles podem ser vistos geralmente próximos um do outro por uma semana ou mais. Nesta conjunção planetária, Vênus e Marte passaram a uma distância de 4 graus no início deste mês”, explica a postagem da agência de exploração espacial americana.

De acordo com a NASA, “a imagem em destaque foi tirada alguns dias antes, quando Vênus estava subindo lentamente no céu antes do amanhecer, noite após noite, enquanto Marte estava se pondo lentamente”, complementou. A fotografia mostra o céu de forma clara e as estrelas de maneira extremamente bela.

– NASA torna toda sua biblioteca pública, acessível, gratuita e livre

À publicação da agência, Kiko explicou que decidiu tirar as fotos durante uma folga de Carnaval. “Eu sabia que essa conjunção de Vênus com Marte estava acontecendo. Eu dei muita sorte que o tempo na região serrana do Rio durante o Carnaval foi excelente. Foram noites limpíssimas, sem nuvens. Além disso, era um local livre de poluição luminosa”, disse.

Publicidade

Fotos: Kiko Fairbarn/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness