Ciência

O que é o lixo espacial que este casal diz ter encontrado no quintal de casa no Paraná?

Redação Hypeness - 18/03/2022 às 13:35 | Atualizada em 18/03/2022 às 14:24

Um pedaço de foguete caiu em uma propriedade rural em São Mateus do Sul, no Paraná. As imagens do objeto foram analisadas por especialistas, que qualificam como alta a probabilidade de se tratar de um pedaço de lixo espacial que caiu no quintal da casa de João Ricardo Pacheco Portes e Joseane Maria Franco Portes.

Casal encontrou objeto de metal grande em propriedade rural e não sabia que se tratava de lixo espacial (Foto: Reprodução/RDX)

João estava verificando as cercas de sua propriedade e chamou sua esposa para ver o que havia encontrado. Tratava-se de uma grande estrutura metálica, parcialmente queimada e retorcida, que quebrou galhos de árvores da fazenda localizada no sul do Paraná. Joseane afirma que o objeto caiu por volta das 5h da manhã.

– Meteoro explode no meio de entrada ao vivo de repórter; veja vídeo

“Eu ouvi um barulhão, umas 5h. Eu pensei que alguma coisa tinha explodido aqui perto, mas fui lá fora e não vi nada. Como o terreno é grande e trabalhamos com eventos, não é sempre que andamos por tudo, aí não achamos antes”, disse a empresária ao G1.

Lixo espacial

O termo lixo espacial serve para todos os objetos emitidos por seres humanos em direção ao espaço sideral que caem no nosso planeta ou ficam em outros cantos do universo. Existe uma grande quantidade de lixo espacial no espaço e já e algumas start-ups que trabalham para capturar e eliminar esses dejetos produzidos pela humanidade.

– Vídeo mostra meteoro caindo em cidade do interior; velocidade impressiona

Especialistas afirmam que muito provavelmente o objeto se trata de lixo espacial; rede de pesquisadores assegura que fuselagem é parte de foguete da Space X, start-up de exploração espacial de Elon Musk (Foto: Reprodução/RDX)

A peça que caiu no terreno de Joseana é, segundo especialistas, parte de um foguete. “Tem todo jeito de ser um lixo espacial que caiu. Aparenta ter passado por temperatura alta, tem uma parte interna toda preta que pode ser por queima de combustível… Então, sim, pode ser uma seção de um foguete que resistiu a queima da atmosfera e atingiu o solo. A SpaceX tem lançado muitos foguetes e produzido bastante lixo espacial, então eu diria que tem uma certa possibilidade de que seja alguma parte de foguete deles”, explicou ao G1 Rogério Toniolo, físico e professor do curso de Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

– Meteoro que caiu no RS pesa 1 tonelada e tem o tamanho de uma pessoa adulta; veja vídeo

Confira o vídeo feito pela equipe da RDX:

A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) deu certeza ao Olhar Digital de que o objeto se trata da tubeira de um foguete da SpaceX, empresa de exploração espacial privada de Elon Musk. De acordo com os especialistas, esta é uma peça do foguete Falcon 9, que foi lançado em dezembro do ano passado e, segundo o mapeamento dos pesquisadores, caiu na semana passada em alguma região entre Santa Catarina e Paraná.

Leia também: Astrocolonialismo e como as big techs estão roubando o céu da humanidade

Publicidade

Fotos: Foto: Reprodução/RDX


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness