Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com 23 andares em seus dois blocos e localizado no bairro da Luz, o Edifício Prestes Maia era um símbolo de uma antiga São Paulo industrial, entre a década de 1950, quando foi construído, e a década de 1980, enquanto funcionou como sede da Companhia Nacional de Tecidos. A tecelagem, porém, foi à falência nos anos 1990, e a imensa construção no Centro da capital paulista permaneceu vazia e abandonada até 2002, quando enfim foi ocupada por pessoas sem-teto em busca de um lugar para morar, tornando o Prestes Maia em uma das maiores ocupações verticais da América Latina – atualizada em um verdadeiro símbolo da luta pelo direito à moradia.
O Edifício Prestes Maia fica na avenida de mesmo nome, na região da Luz, centro de São Paulo
-Contrate quem luta: MTST tem plataforma que aproxima ofertas de serviços de trabalhadores
Pois finalmente a Prefeitura de São Paulo anunciou que irá reformar os prédios, para serem oficialmente transformados em habitação popular, oferecendo a dignidade e a estrutura que todo cidadão e toda cidadã merecem – e têm direito. Segundo informado, a reforma será coordenada pelo Movimento de Moradia, e utilizará a técnica de “retrofit” para construir 287 apartamentos, com tamanhos entre 30 e 50 metros quadrados – além de luz, gás e água corretamente instalados – para aprimorar a residência das cerca de 60 famílias que atualmente vivem no local, e receber outras 227 famílias que já moraram no Prestes Maia.
Após a reforma, a habitação terá capacidade de receber 287 famílias com toda estrutura
-Finlândia está perto de não ter mais ninguém em situação de rua dando teto a quem precisa
O edifício pertencia ao empresário Jorge Nacle Hamuche, que o comprou em um leilão público em 1993, e desde a primeira ocupação, em 2002, foram diversas as ordens judiciais pela desocupação do espaço – em 2007, o prédio chegou a ser esvaziado, mas rapidamente voltou a ser habitado por um novo movimento de pessoas antes em situação de rua. Em 2015, durante o mandato de Fernando Haddad, a Prefeitura de São Paulo adquiriu o imóvel, e iniciou o processo que, ao que tudo indica, enfim será concluído, para tornar a ocupação em uma habitação exemplar. Segundo consta, o Prestes Maia chegou a receber 460 famílias simultaneamente vivendo entre tapumes, com somente um banheiro por andar, sem elevadores funcionando e sem água corrente.
O Edifício Prestes Maia visto da Pinoteca de São Paulo
-Para resolver crise de moradia, governo japonês oferece casas de graça
A Prefeitura afirmou que o edifício, localizado na avenida de mesmo nome, é um de muitos outros prédios abandonados que serão adquiridos e reformados, para serem transformados em habitação, a fim de contornar ao menos um pouco uma terrível equação brasileira: segundo estudo da Fundação João Pinheiro, faltam quase 6 milhões de moradias no país, mas existem 6,8 milhões de espaços disponíveis, a maioria em edifícios abandonados no centro das grandes cidades. O direito à moradia é assegurado pela Constituição Federal de 1988 para todos os brasileiros e brasileiras, como uma competência comum da União, dos estados e dos municípios.
Detalhe da entrada do prédio, onde ainda se lê o nome da Companhia Nacional de Tecidos
Publicidade
Para quem anda de bike uma das maiores dificuldades, além do trânsito, é a segurança. Principalmente em grandes...
Por muito tempo as princesas das fábulas infantis da Disney serviram como um cruel (e inalcançável) paradigma para...
TED Talks, as famosas palestras curtas com temas inovadores e, sobretudo, inspiradores conquistaram uma legião de...
A atriz americana Olivia Newton-John, estrela do clássico Grease – Nos Tempos da Brilhantina, anunciou recentemente...
O fato de uma indústria melhorar nossa realidade e o mundo em que vivemos por um lado não quer dizer, por outro, que...
O designer industrial Markus Kayser criou essa máquina que com uma lente de aumento gigante que se movimenta a partir...
Quem cresceu na década de 1980 certamente trazem com nostalgia e carinho a lembrança de embarcar no universo...
A combinação de drones e câmeras fotográficas conquistou a admiração de fotógrafos e apreciadores com suas...
O que faz a ciência de modo geral ser tão incrível não é somente procurar respostas reais, profundas e...