Tecnologia

Os influenciadores ‘fake’ vão substituir as pessoas reais?

Roanna Azevedo - 10/03/2022 às 10:30

Nos últimos anos, diversas marcas têm criado ou colaborado com influenciadores virtuais como estratégia de marketing e divulgação. Mas será que essas personalidades cibernéticas vão se tornar mais importantes que as reais a ponto de superá-las? Ainda não há resposta certa para essa pergunta, mas é importante ficar de olho neles pois muitos possuem mais engajamento que influenciadores de carne e osso.

O que é o metaverso? Entenda tudo sobre a tecnologia que está mobilizando o Facebook

De acordo com uma pesquisa da HypeAuditor, “fake influencers” seguidos por mais de 1 millhão de pessoas apresentam taxa de interação dos seguidores com suas contas de 1,5%, enquanto a de influencers reais com o mesmo número de seguidores é de 1,02%. A diferença entre os engajamentos chega a 7,45% para perfis que variam de 20 mil a 100 mil followers.

A diferença de engajamento entre influenciadores virtuais x influenciadores reais. Créditos: The News.

Os influenciadores virtuais são personagens de ficção desenvolvidos por computação gráfica, modelagem 3D e inteligência artificial. A maior parte dos que dominaram as redes tem aparência humana e uma “vida independente”. Eles escolhem as próprias roupas, saem para se divertir, namoram, têm um círculo de amizade e nunca esquecem de documentar tudo isso nas redes sociais.

‘Black Mirror’ do dia: Moda já tem influenciadora robô com 1,4 milhão de seguidores

Dependendo da quantidade de seguidores e taxa de engajamento, os “fake influencers” podem ser pagos para divulgar marcas. Das parcerias mais famosas, a mais recente foi a aparição da Lu, a influenciadora virtual do Magalu, na capa da Vogue Brasil. O ensaio era parte de um projeto de apoio da revista a pequenas marcas nordestinas.

Lu do Magalu na capa da Vogue Brasil.

Apesar de existirem outros “fake influencers” famosos, como a Nat Natura e o Baianinho das Casas Bahia, Lu é a mais seguida, não apenas no Brasil, mas também no planeta. Atualmente, ela conta com 5,8 milhões de seguidores no Instagram e 6,2 no TikTok. Confira abaixo o top 3 mundial dos influenciadores virtuais:

1º lugar: Lu do Magalu: 5,8 milhões no Instagram e 6,2 milhões no TikTok;
2º lugar: Lil Miquela: 3,1 milhões no Instagram e 3,5 milhões no TikTok;
3º lugar: Nobody Sausage: 2,6 milhões no Instagram e 12,7 milhões no TikTok.

Lu do Magalu, Lil Miquela e Nobody Sausage, respectivamente.

Volkswagen lança game que une o virtual e o real em uma corrida que vai das telas pro asfalto

Publicidade

Foto 1: Reprodução/Vogue Brasil

Foto 2: Reprodução/Instagram


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Canais Especiais Hypeness