Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O personal trainer Tom Mansfield, 29, morador de Ruthin, no País de Gales, faleceu em decorrência de uma overdose de cafeína. O especialista em educação física cometeu um erro de pesagem ao tentar incluir a substância em pó na sua rotina de alimentação e acabou morrendo após consumir o equivalente a 200 xícaras de café de uma vez só.
A cafeína é utilizada por vários bodybuilders e atletas como uma forma de aumentar a disposição, o foco e acelerar o metabolismo.
Britânico morreu por conta de erro de pesagem na hora de consumir cafeína em pó
Mansfield comprou 100 gramas de cafeína pura em pó e foi consumi-la em sua própria casa. O personal trainer utilizou uma balança de pouca precisão para calcular uma dose segura. A dose que ele precisava consumir era estimada entre 60 e 300mg, mas sua balança só tinha a precisão de 2 gramas.
O personal trainer tomou a quantidade equivalente a 200 xícaras de café. Minutos depois, ele sentiu um aperto no coração e começou a espumar. Agentes de saúde chegaram rapidamente ao local e tentaram reanimá-lo por 45 minutos, mas ele acabou morrendo.
– Apenas um energético já aumenta o risco de derrame e infarto, aponta estudo
De acordo com a investigação da polícia local, Mansfield tinha 392mg de cafeína por litro de sangue, uma quantidade extremamente grave. Seria impossível salvá-lo.
Ele comprou o produto de uma empresa chamada Blackburn Distributions, especializada em suplementos esportivos. A companhia afirmou que a quantidade adequada de cafeína estava incluída na embalagem do produto, mas disse que a partir de agora irá incluir colheres medidoras nos produtos
Os donos da Blackburn Distributions não foram responsabilizados criminalmente pela morte do personal trainer que errou nas contas. De acordo com o legista responsável pelo caso, a vítima consumiu mais do que “a média da dose recomendada”, mas “errou na matemática” e houve “consequências não intencionais”.
Cafeína pode ser responsável por problemas de saúde, em especial se consumida em excesso e em formas não-naturais, como em pílulas dietéticas ou energéticos
As mortes por consumo da substância não são comuns. O consumo de café em forma líquida é raramente responsável por problemas de saúde desse tipo – como overdoses -, mas podem causar desconforto, náuseas e aumento da frequência cardíaca em caso de excesso.
A literatura sobre assunto dentro do mundo científico aponta que a maior parte das mortes resultantes de overdose por cafeína estão relacionados a produtos com a substância. Um estudo da Universidade de Roma de 2018 revisou os casos envolvendo mortes pelo princípio-ativo na literatura médica e chegou à seguinte conclusão:
“Mortes acidentais originadas de um consumo excessivo e dietético de produtos de cafeína são os principais responsáveis pela causa de morte relacionada a essa droga em nosso estudo. A alta frequência de uso, a venda descontrolada desses produtos e os efeitos da substância em excesso no sistema cardiovascular apresentam um risco real à saúde e à segurança das vítimas, em sua maioria atletas”, diz o artigo.
Publicidade
Imagens registradas pela sonda Curiosity na atmosfera de Marte vem intrigando os cientistas a respeito da formação de...
O uso emergencial das vacinas de Oxford (AstraZeneca/Fiocruz) e CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac) está liberado...
Já imaginou conseguir uma bolsa de estudos para conseguir estudar em uma das mais renomadas universidades de todo o...
Com o imenso salto na demanda por equipamentos sanitários, médicos e de segurança, a pandemia acabou se tornando...
Não é fácil lidar com a perda de quem amamos. Mais do que doloroso e assustador, o sentimento de perder uma...
Situada na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, a Chapada do Araripe é um dos mais ricos sítios...
Desde semana passada, o tema das tempestades solares ou erupções solares têm entrado em pauta na mídia. Na semana...
O engenheiro químico Sérgio Campos Trindade morreu esta quarta-feira, aos 79 anos, em decorrência de complicações...
Os olhos do mundo acompanharam mais um feito de Jeff Bezos. Fundador da Amazon e homem mais rico do mundo, ele entrou...