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O braço de mercado e inteligência da Google fez uma análise sobre a forma como os brasileiros se relacionam com as finanças. O estudo ‘A relação do brasileiro com o dinheiro’ rodou mais de 1500 questionários e fez dezenas de entrevistas para entender como a nossa população interage com a própria grana.
De que forma você se relaciona com dinheiro? Pesquisa da Google identifica perfis de relacionamento com finanças na população brasileira
A descoberta levou o Google a identificar seis perfis que possuem diferentes formas de se relacionar com suas contas. São 6: os batalhadores, os endividados, os céticos, os materialistas, os planejadores e os poupadores. Em qual será que você se encaixa mais?
Os batalhadores são a maior parte da população (26%) e, para eles, a relação com dinheiro é dura. O batalhador acha que dinheiro é feito para ganhar e gostam de trabalhar; para eles, o investimento é, por exemplo, começar um novo negócio e não deixar dinheiro no banco. Trabalho é duro, dinheiro é duro.
Para os endividados, o dinheiro é uma forma de pagar coisas: esses gostam de gastar mais do que tem e acabam se enrolando em cartões de crédito e empréstimos. A relação com dinheiro para essa população também é difícil, confusa e desorganizada. Eles ocupam importante lugar na sociedade brasileira (26%).
Os céticos são sujeitos desconfiados de produtos financeiros e do próprio dinheiro em si. Os céticos acreditam que o dinheiro corrompe o ser humano e, para eles, o importante é tentar evitar o dinheiro, as conversas sobre finanças e tudo que envolve a pecúnia, como educação financeira. São 21% da população.
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Essa é a rapaziada que acredita que o dinheiro é o caminho da felicidade. São os que trabalham para gastar e adquirem o máximo de coisas possíveis para obter lazer, status e conforto. Curiosamente, esse é o público mais desconfiado com os bancos, porque acredita que eles querem pegar o seu dinheiro. São 15% da população.
Os planejadores são uma parte pequena da população brasileira. Para esses 6% da população, dinheiro é um bem para ser multiplicado. De acordo com os planejadores, produtos de investimentos são importantes e é possível que o “dinheiro trabalhe para você”, sendo a parcela populacional mais aberta à educação financeira.
Já os poupadores são planejadores mais conservadores. Esses 5% da população acabam guardando dinheiro na poupança e seguram ao máximo possível seus investimentos, evitando qualquer tipo de gasto.
Para conferir o relatório completo da Google com todos os dados da pesquisa, basta você acessar o documento da Think With Google nesse link aqui.
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