Gastronomia

Prato Firmeza: guia gastronômico das quebradas valoriza cultura da periferia

Redação Hypeness - 18/03/2022 às 10:13 | Atualizada em 22/03/2022 às 10:46

Você já ouviu falar no Prato Firmeza? A série de livros e podcasts já conta com quatro edições e mostra a riqueza e a diversidade da gastronomia nas periferias da cidade. Longe do eixo Pinheiros-Jardins-Santa Cecília tem muita comida boa e o trabalho de garimpo dessa alimentação acabou se tornando uma referência para o pensar da comida em São Paulo e em outros lugares do país.

Equipe do Prato Firmeza 2016, primeiro livro da série

A culinária do Brasil tem como suas duas principais fontes a cultura indígena e a cultura africana. Os europeus trouxeram algumas ideias, mas nossa comida mesmo é originada dos tempos coloniais e foi feita nas cozinhas das famílias brasileiras.

Hoje, a alta gastronomia acaba se concentrando no centro das capitais e é consumida majoritariamente por pessoas brancas. Mas e quando olhamos para a periferia? Será que lá não tem comida boa? Tem sim!

A ideia capitaneada pela Énois, um laboratório de jornalismo com foco em diversidade e inclusão. A primeira edição física do Prato Firmeza foi feita em 2016. O livro recolheu 40 estabelecimentos ao redor da Grande São Paulo com comida boa, barata e acessível. A ideia rendeu uma indicação ao Prêmio Jabuti.

O projeto se renovou para 2017 e trouxe um novo enfoque: a saúde. O Prato Firmeza 2 também foi um sucesso, dando um pensamento de alimentação saudável e provou que a periferia de São Paulo come bem.

Em 2019, chegou o Prato Firmeza 3, com o recorte de alimentação para a família. Os estabelecimentos curados por jovens jornalistas de periferia trouxe a família para a mesa e relembrou que comida é uma coisa dos afetos.

Em 2021, chegou o Prato Firmeza Preto, volume quatro da série, que colocou no centro da história o empreendedorismo negro na alimentação da quebrada. O projeto foi premiado com o Prêmio Jabuti de Gastronomia no mesmo ano.

Capa do Prato Firmeza Preto, quarto volume da série

O projeto segue se expandindo em direção ao rio de Janeiro e deve conquistar novas periferias do Brasil nos próximos anos.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Enois


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness