Ciência

Qual a chance de um avião ser atingido por um raio como o da Miley Cyrus

Redação Hypeness - 23/03/2022 às 16:37

O avião em que a cantora Miley Cyrus teve de fazer um pouso de emergência em Ciudad del Este, no Paraguai, após sua aeronave ser atingido por um raio.

A cantora iria se apresentar no festival Asunciónico, que concentra bandas internacionais e alternativas no Paraguai. O evento já estava ocorrendo e foi cancelado por conta de um temporal nesta quarta-feira.

Avião de Miley Cyrus teve de pousar com urgência no Paraguai por conta de tempestade de raios; imagem da direita mostra avião sendo atingido por raios nos EUA em 2019

Miley cancelou sua presença no festival por não conseguir chegar ao local. A apresentação de Miley no Brasil – que ocorrerá no dia 26 – se mantém confirmada.

O voo de Miley Cyrus saiu de Bogotá, na Colômbia com destino ao aeroporto de Assunção, o Silvio Pettirossi. Entretanto, após o temporal e o raio que atingiu a aeronave, a equipe de Miley teve que desembarcar em Ciudad del Este, próxima a Foz do Iguaçu.

Leia também: Queda de avião na China ainda é ‘nebulosa’, diz mídia estatal. Ex-diretor fala em ‘dados muito incomuns’

De acordo com uma nota publicada no Instagram, a diva do pop e seus funcionários estão bem. “Minha tripulação, banda, amigos e familiares que viajavam comigo estão seguros depois de um pouso de emergência. Infelizmente, não conseguiremos chegar ao Paraguai”, diz o recado.

Qual a chance de um raio cair em um avião?

Raios podem cair em aviões e danificar a fuselagem das aeronaves, mas nunca causam dano direto aos passageiros do avião.

De acordo com estatísticas da Infraero, um avião comercial sofre com pelo menos um raio por ano e a cada 3 mil horas de voo, o que indica que provavelmente todos os aviões em que você já andou ou vai andar já foram atingidos por descargas elétricas poderosíssimas.

É graças ao fato científico conhecido como Gaiola de Faraday que todos ficam em segurança quando um avião toma um choque. Esse princípio físico-químico garante que infraestruturas metálicas – como gaiolas – mantém as descargas elétricas em sua área externa quando são atingidas. Por isso, dentro do avião não é possível sentir o choque do raio.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness