Debate

Qual foi o último filme censurado no Brasil antes do longa de Gentili e Porchat?

Redação Hypeness - 16/03/2022 às 13:13 | Atualizada em 16/03/2022 às 14:31

O governo Jair Bolsonaro anunciou através do Ministério da Justiça que o filme ‘Como se Tornar o Pior Aluno da Escola’, de 2017, baseado no livro homônimo de Danilo Gentili, não deve ser mais veiculado no Brasil. A pasta do governo publicou em Diário Oficial a censura do longa por suposta “apologia à pedofilia” e afirmou que plataformas que aluguem, vendam ou exibam a produção por streaming paguem uma multa de R$ 50 mil ao governo federal.

Filme de Danili Gentili retrata tentativa de assédio sexual contra menor de idade e foi censurado pelo governo brasileiro

A medida extrema ocorre após movimentação de setores conservadores da sociedade pedindo a censura do filme. Em uma cena do longa, o personagem de Fábio Porchat coage dois menores de idade a fazerem sexo com ele. Tanto Danilo Gentili – que foi um dos produtores e idealizadores do filme – quanto Porchat defenderam que a cena não faz apologia e claramente coloca o personagem pedófilo como vilão da história.

“Como funciona um filme de ficção? Alguém escreve um roteiro e pessoas são contratadas para atuarem nesse filme. Geralmente, o filme tem o mocinho e o vilão. O vilão é um personagem mau. Que faz coisas horríveis. O vilão pode ser um nazista, um racista, um pedófilo, um agressor, pode matar e torturar pessoas…”, disse Porchat em nota enviada ao jornal O GLOBO. “Quando o vilão faz coisas horríveis no filme, isso não é apologia ou incentivo àquilo que ele pratica, isso é o mundo perverso daquele personagem sendo revelado. Às vezes, é duro de assistir, verdade”, continua.

– Felipe Neto não é 1º caso de censura contra críticos do governo Bolsonaro; veja lista

A decisão de censurar a obra – que já havia sido aprovada pelo próprio Ministério da Justiça classificação indicativa para maiores de 14 – foi duramente criticada por especialistas e outros artistas.

“O Ministério da Justiça está ultrapassando os limites de suas competências. E mais, é uma contradição lógica entre uma decisão, que considera o filme apto para qualquer pessoa com mais de 14 anos, e, em uma segunda decisão, atuando fora do âmbito das competências do Ministério da Justiça, resolve proibir o filme em um ato típico da ditadura militar”, afirma o jurista e especialista em direito constitucional Gustavo Binenbojm ao G1.

Qual foi o último filme censurado no Brasil antes do longa de Gentili e Porchat?

Filme de Godard foi proibido durante governo de José Sarney, último pré-Constituição de 1988

O governo brasileiro não censurava uma obra cinematográfica desde 1986, no governo José Sarney. Naquela época, ainda como cheiro da ditadura militar forte no ar, o filme “Je Vous Salue, Marie”, de Godard, que recontava a história da Virgem Maria de forma profana, causou alvoroço nas igrejas cristãs de todo o mundo.

O filme iria ser exibido no Brasil no “Festival de Cinema do Rio”, mas após forte pressão da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que emitiu nota pedindo a censura da produção, a distribuidora do longa decidiu não colocar a obra para o público. Posteriormente, o presidente Sarney ordenou a interdição do filme e a suspensão de sua exibição em todo o território nacional, mesmo depois da gestão ter prometido o fim da censura.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness