Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Na última sexta-feira (4), uma reunião de emergência foi convocada pelo Conselho de Segurança da ONU depois que a usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, foi afetada por um incêndio. O fogo foi controlado, mas, desde então, o mundo voltou a temer um possível desastre nuclear como consequência da invasão russa ao país. Pensando nisso, como a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) poderia evitá-lo?
Incêndio na usina de Zaporizhzhia causado por ataque das tropas russas na Ucrânia.
Após esclarecer o ocorrido em Zaporizhzhia durante a reunião de emergência, Rafael Mariano Grossi, diretor-geral da AIEA e embaixador argentino, concedeu uma entrevista para a BBC News Brasil e afirmou que o risco de acontecer um acidente nuclear existe. Em nome da AIEA, ele se ofereceu para atuar como mediador entre Rússia e Ucrânia e evitar um possível desastre.
– Chernobyl: radiação do ar na Ucrânia sobe com incêndio próximo da antiga usina nuclear
Rafael Mariano Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Grossi contou que pretende negociar o mais rápido possível com as duas nações e garantir que ambas as partes cheguem a um acordo. É necessário que a segurança das instalações nucleares esteja assegurada no ajuste. Isso significa que a refrigeração das usinas precisa funcionar perfeitamente para impedir o vazamento de radiação, caso não haja eletricidade. o que acontece em Chernobyl no momento.
É exatamente isso que acontece em Chernobyl no momento. A Energoatom, empresa que administra alguns reatores nucleares da Ucrânia, informou que a usina está sem energia após as linhas de transmissão serem atacadas pela Rússia. Mas, segundo a AIEA, não há grandes riscos de emissão de radiação. Grossi também afirmou que “as forças no controle do local” precisam facilitar “a rotação segura dos funcionários”.
Usina nuclear de Chernobyl, Ucrânia.
O diretor-geral da AIEA é otimista sobre a consolidação de um acordo entre Rússia e Ucrânia. “A minha expectativa é que dois grandes países nucleares, que têm uma estrutura, uma tradição, uma cultura de usos pacíficos de energia nuclear, vão avançar com o sentido de responsabilidade. A agência é o instrumento adequado para facilitar esse ponto de encontro entre dois países em guerra”, concluiu.
Publicidade
Se você é do tipo que duvida da obsolescência programa das máquinas fabricadas hoje, e pensa se tratar de mera...
Que fique claro: a responsabilidade em evitar a gravidez não é apenas da mulher. Pensando nisso, pesquisadores...
Desde que os aplicativos conquistaram nossos smartphones, a maneira como nos comunicamos mudou completamente. Hoje, há...
Se você já passou pela situação de estar dirigindo e o pneu do carro furar, sabe o quanto esta sensação é...
A Amazon liberou hoje as datas do Prime Day, evento mais importante para a empresa já que ano passado o numero de...
Autonomia é o grande dilema para os deficientes visuais, e tal questão pode ser sentida em cada passo de um dia-a-dia...
O Twitter anunciou uma nova ferramenta que dá ao usuário o poder de escolher quem responde aos seus tweets. Os...
O projeto da especialista em realidade virtual e designer de interação Clorama Dorvillas é tão ambicioso quanto...
Enquanto a ciência tem dedicado esforços a buscar formas de combater a propagação das chamadas fake news, a...