Inovação

Refrigerante de alga azul da cor do mar captura mais CO2 do que emite na produção

Redação Hypeness - 03/03/2022 às 10:12 | Atualizada em 03/03/2022 às 10:13

Cientistas que desenvolvem alimentos na Holanda criaram um refrigerante cor azul turquesa brilhante feito de um tipo de alga que absorve mais carbono do que emite durante o processo de produção.

Deixando de lado a sustentabilidade, o refrigerante é feito de um superalimento chamado espirulina, presente em muitos produtos de saúde e beleza, e que oferece enormes benefícios à saúde que os produtores contam como o principal impulsionador das vendas.

Refrigerante de alga azul da cor do mar captura mais CO2 do que emite na produção

Refrigerante de alga azul da cor do mar captura mais CO2 do que emite na produção

Chamada de Ful, a curiosa cor azul vívida, que lembra a cor do mar, é uma aposta que os criadores, procurando acelerar a transição para emissões líquidas zero em seu país de origem, estão dispostos a fazer. Eles pretendem que o nome da marca seja sinônimo da cor rara nos próximos dez anos.

As soluções com uso de algas são populares na Holanda, e os designers de produtos holandeses as usaram como materiais de impressão 3D para fazer cadeiras e frascos de xampu, combustível para veículos e agora como base e agente aromatizante para refrigerantes.

-Há tanto CO2 na atmosfera que plantar árvores já não pode nos salvar

Atualmente, o Ful é produzido nos sabores pêssego e gengibre com limão em uma cervejaria local holandesa que é uma grande produtora de CO2 de grau alimentício que alimenta as algas que fazem a bebida e uma grande compradora de garrafas de vidro.

O pessoal da Ful metaforicamente conectou o tubo de escape da cervejaria com a entrada de ar da máquina de refrigerante e tornou todo o processo negativo em carbono em cerca de 1,5 quilo de CO2 por quilo de refrigerante.

-Eles criaram uma fazenda de algas para filtrar poluição em sua praia favorita

“Então você tem esse sistema de circuito fechado realmente maravilhoso que pode ser altamente localizado, mas também escalável em todo o mundo, usando a infraestrutura existente”, disse uma das três cofundadoras, Julia Streuli, à Fast Company.

A bebida é fonte de vitamina C, cálcio, antioxidantes, magnésio, clorofila e uma rara fonte de agentes quelantes que removem metais pesados ​​do sangue, colocando-o mais em competição com o kombucha do que com refrigerantes como a Coca-Cola. Ful está atualmente disponível apenas na Europa e no Reino Unido, em lojas de alimentos saudáveis.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness