Ciência

Repolho esquecido por dois meses na geladeira se transforma em árvore; veja

Roanna Azevedo - 29/03/2022 às 18:21

Imagina abrir a geladeira e encontrar uma mini árvore morando dentro dela? Foi o que aconteceu com Bianca Rodrigues, em Boa Vista, Roraima. A estudante de direito de 19 anos esqueceu um repolho no eletrodoméstico e, quando o encontrou depois de dois meses, a verdura havia crescido e se transformado em um pé.

Viviparidade: fenômeno fascinante de frutas e vegetais ‘zumbis’ que ‘dão à luz’

A descoberta aconteceu enquanto Bianca limpava a parte de baixo da geladeira. “Fiquei admirada com aquilo e muito surpresa que tinha nascido um pé de repolho dentro da minha geladeira, quase uma árvore lá dentro. Foi muito engraçado, comecei a sorrir”, contou a estudante.

As folhas amareladas são pela falta de luz solar, necessária para a produção de clorofila.

A primeira coisa que Bianca fez foi compartilhar uma foto da pequena árvore no grupo da família. “Como eu moro sozinha, dificilmente faço salada e, mesmo assim, compro as verduras, os legumes, e deixo na geladeira para caso eu queira fazer. Só que o repolho eu tinha comido bastante. Deixei só o pedacinho bem pequeno dentro da geladeira, foi só a ‘tampa'”, justificou a jovem, confirmando que gosta muito de vegetais e que a situação inusitada não aconteceu por causa de desperdício.

Estresse pode ser combatido com hábito de comer frutas e vegetais, aponta estudo

O pé de repolho só conseguiu sobreviver dentro da geladeira de Bianca porque, assim como as batatas e cebolas, sua fisiologia permite que ele preserve todos os nutrientes que precisa. É o que diz Leandro Torres de Souza, engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Roraima, em entrevista para o G1.

“O repolho possui uma grande reserva de nutrientes e muita água. Desta forma, ele consegue ser preservado e armazenado por muito tempo na geladeira. Isto faz com que a duração de vida pós-colheita seja bem grande. Durante este armazenamento, estas reservas são usadas para emitir brotações de raízes e folhas”, afirma Leandro.

Agricultura no oceano: nova técnica cultiva vegetais embaixo d’água

Apesar disso, vegetais que crescem em ambientes fechados não sobrevivem por muito tempo. Eles precisam ser plantados para que a reserva de nutrientes se mantenha em equilíbrio.

Publicidade

Foto: Arquivo Pessoal/Bianca Rodrigues


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Canais Especiais Hypeness