Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Para celebrar o marco histórico de 5.000 exoplanetas cientificamente confirmados identificados fora do Sistema Solar, a NASA transformou o feito em sons e música – e cada uma dessas descobertas em parte de uma composição. Apresentada como uma “sonorização dos Dados” em comunicado pela agência especial estadunidense, a peça musical foi lançada acompanhada de uma animação, ilustrando o aparecimento de cada um dos planetas encontrados ao longo dos últimos 30 anos, permitindo ao usuário que “escute o ritmo das descobertas”, e trazendo algumas informações adicionais sobre o marco histórico alcançado em março de 2022.
Representação artística de exoplanetas ao redor de uma estrela anã vermelha
-Cientistas descobrem planeta gigante que não deveria existir e desafia leis da astrofísica
Na animação, conforme surge cada exoplaneta confirmado desde 1992 – quando o primeiro foi descoberto – até hoje, um círculo aparece em sua posição no céu: o tamanho do círculo mostrado indica a dimensão relativa da órbita do planeta, e a cor informa qual método foi utilizado para cada descoberta – entre variações temporais, modulação orbital de brilho, astrometria e lentes gravitacionais como técnicas de identificação e confirmação. Da mesma forma, cada “mundo” descoberto representa uma nota musical, que surge de acordo com a passagem do tempo representada na animação nas últimas três décadas, determinando assim o próprio ritmo da peça musical “composta”.
As primeiras “notas” da música, a partir dos dois exoplanetas descobertos em 1992
O mapa atual, com 5.005 exoplanetas confirmados cientificamente pela NASA
-Cientista da NASA responde se alienígenas existem no perfil da agência espacial no Instagram
A ideia de “sonorização de dados” apresentada pelo trabalho sugere que cada detalhe mostrado na animação e na música representa efetivamente uma informação importante sobre o feito registrado – até mesmo o tom de cada nota e os intervalos da composição. Assim, para além do ritmo e da velocidade da peça, a melodia propriamente também desenha um conteúdo importante: a tonalidade das notas aponta o período orbital de cada planeta que surge na tela. Planetas que demoram mais para completar a volta ao redor de suas estrelas representam notas mais graves na composição, enquanto planetas que completam a órbita mais rapidamente “soam” em notas mais agudas na trilha da animação – lançada em um vídeo normal, compartilhado abaixo, e também em uma versão em 360 graus.
-NASA confirma existência de planeta em sistema com 3 sóis
Os primeiros exoplanetas foram descobertos pela NASA em janeiro de 1992, orbitando uma estrela de nêutron conhecidas como Pulsar, um tipo de “cadáver estelar” que gira rapidamente e pulsa em rajadas de milissegundos emitindo uma “radiação abrasadora”: a descoberta se deu através de um telescópio e foi confirmada pela medição de mudanças no tempo dos pulsos das emissões. Ao longo dos anos, a velocidade das novas descobertas foi crescendo vertiginosamente, como mostra a própria animação; em 2002 eram 71 exoplanetas descobertos, em 2012 eram 708, em 2014 eram cerca de 1700, em 2017 mais de 3500, no ano passado a lista chegou a 4500, até alcançar o marco histórico atual de 5.005 planetas encontrados fora do Sistema Solar – e assim chegar ao fim da peça musical da NASA, ao menos até a próxima descoberta.
Detalhe da versão em 360 graus da animação
Publicidade
Se você é fã de batata frita – e quem não é? -, já pediu uma porção da iguaria e, ao chegar ao final, ficou...
Foi encontrada recentemente, por uma equipe de reportagem da emissora de TV Vesti Yamal, uma cratera na região da...
A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse...
O barulho provocado pelas atividades humanas nos oceanos está colocando em risco várias espécies marinhas. A...
Por muito tempo foi disseminada a ideia de que a fecundação se tratava de uma corrida onde o mais forte e rápido...
Nos filmes, séries e livros, é comum que a morte se anuncie a um personagem acompanhada de um imenso flashback,...
Um gráfico é mais do que simplesmente a versão ilustrada de uma informação – ele pode nos prever o futuro, nos...
O astronauta da Nasa Mike Hopkins está a 408 quilômetros de distância da Terra. Viajando na Resilience, uma cápsula...
O depoimento do ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello na CPI da Covid teve de ser interrompido na última quarta-feira...