Gastronomia

Sopa de cobra e escorpião, o prato sinistro que fazem qualquer um suar de medo

Redação Hypeness - 04/03/2022 às 06:32

A culinária dos países asiáticos é frequentemente alvo de preconceito por parte da mídia ocidental. Entretanto, existem alguns pratos (em todo canto do mundo) que realmente podem causar estranhamento, mas são parte importante da cozinha de seu local de origem. E hoje, iremos falar da sopa de carne de cobras com escorpião inteiro, uma iguaria comum na província de Cantão (Guandong), no sul da China.

Sopa de escorpião com cobras e porco é iguaria cantonesa e é vendida em diversos locais na cidade cidade de Guangzhou, a capital da província de Cantão

Insetos e aracnídeos fizeram parte da culinária chinesa muito antes da sua percepção nutricional que tem crescido no Ocidente.

– Pizza no pneu, macarrão no copo: comidas estranhas servidas de forma duvidosa

Entretanto, essa técnica de cocção de escorpiões não é nem um pouco comum até para os chineses. Por lá, em especial no Norte, esse tipo de alimento é consumido frito por imersão, como um espetinho e é comumente vendido em ruas e feiras, como os nossos churrasquinhos gregos.

No sul, os aracnídeos são preferidos como ingrediente principal dessa sopa que conta com carne de porco, carne de cobra, um mix de especiarias e um escorpião inteiro dentro do prato. Apesar de parecer tóxica, esse tipo de alimento é considerada como uma forma de limpeza corporal, ou melhor, um detox.

A história dessa sopa data desde o início do milênio passado, quando as cobras eram uma das principais fontes de proteína encontrada na região. Desde então, ela ganhou alterações e tem sua principal fonte de consumo entre a população que fala cantonês.

– 10 comidas típicas ao redor do mundo para experimentar antes de morrer

Entre os cantoneses, existe a crença de que essa sopa é capaz de aliviar os sintomas de doenças como artrite, melhorar a circulação e melhorar a saúde da pele.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Radii


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness