Debate

Vodka, caviar e diamantes: 5 produtos em lista de sanções impostas por EUA e União Europeia contra Rússia

Redação Hypeness - 14/03/2022 às 16:58 | Atualizada em 14/03/2022 às 17:30

Na última semana, o governo dos Estados Unidos anunciou que irá banir diversos bens de consumo da Rússia para forçar o Kremlin a interromper a invasão ao território ucraniano. Além dos bancos e do gás e do petróleo, o Ocidente quer pressionar as empresas russas para enfraquecer a economia do país e a própria relação dos russos com seu presidente, Vladimir Putin.

– Proibição de compra do petróleo russo pode resultar em desastre global; entenda

Confira abaixo a lista de produtos russos presentes nas sanções impostas pelos Estados Unidos e União Europeia:

1. Caviar

Rússia é o maior produtora de caviar do mundo; países como Canadá e Noruega podem se beneficiar da ausência de Moscou no mercado

O caviar é um dos produtos russos mais reconhecidos do planeta Terra. As ovas de peixe são consideradas iguarias para muita gente e fazem sucesso comercializadas por valores altíssimos no Ocidente. A decisão de Biden com a Europa baniu todo o caviar russo e, caso as sanções se mantenham, as ovas já caras vão fazer sucesso no mercado paralelo a preços inacreditáveis.

2. Vodka

Parte da produção da Stolichnaya é na Rússia, entretanto, essa vodka é feita na Letônia

A Stolichnaya é uma das vodkas mais famosas do mundo. Invenção soviética, a marca hoje não é mais propriedade de Moscou, mas tem parte de sua produção na Rússia. A empresa anunciou que irá mudar o nome para ‘Stoli’ para tentar se afastar dos russos. Entretanto, centenas de marcas de vodka irão desaparecer dos supermercados da Europa e dos EUA nos próximos meses.

3. Diamantes

Diamantes russos e outras joias também estão proibidos pelos EUA

A Rússia não tem um solo rico em diamantes como o do continente africano, mas o país possui uma grande participação na lapidação e confecção de joias. Além disso, as joias da nobreza russa foram conservadas e são vendidas para todo o resto do mundo.

4. Salmão e truta

Peixes russos foram proibidos na União Europeia e nos EUA

Assim como as ovas de peixe, os salmões e as trutas também estão na lista dos bens de consumo russos proibidos nos EUA e na Europa. O país, que é um gigante da pesca, irá cessar suas exportações desses dois peixes para o resto do mundo, o que pode mudar a dinâmica do comércio de peixes ao redor do mundo. Além disso, a medida beneficia nações como Noruega, Canadá e Chile, que também exportam esses frutos do mar.

5. Extra: Dostoievski

Dostoiévski é tema de curso em universidade na Itália, mas polêmica fez com que o curso fosse cancelado, mas, após pressão, reitoria voltou atrás

Essa decisão não foi dos Estados Unidos, mas ocorreu na Universidade de Milano-Bicocca, na Itália. Um professor de literatura foi impedido pela direção universitária de lecionar uma matéria que tratava de literatura russa e Fiódor Dostoiévski, considerado um dos maiores escritores da história da humanidade.

O professor Paolo Nori, responsável pela matéria, afirmou que a decisão foi tomada pela faculdade para evitar polêmicas em um momento de tensão. Bastou uma forte repercussão negativa nas redes sociais para que as aulas sobre Dostoiévski fossem retomadas. Entretanto, por pouco, o russo morto há quase 200 anos iria pagar pelos erros de um ditador que ele sequer saberia o nome. Crime e castigo, certo?

Publicidade

Fotos: Creative Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness