Criatividade

10 mapas para ver o mundo com novos olhos

Yuri Ferreira - 08/04/2022 às 09:49 | Atualizada em 11/04/2022 às 07:59

Se você se lembra das aulas de geografia do colégio, pode ter tido boas ou más experiências. Mas a verdade é que a cartografia e os mapas são formas muito interessantes de entender o mundo em que vivemos e questões reveladores sobre a própria humanidade.

Fizemos uma seleção com 10 mapas incríveis que podem te fazer uma grande desconstrução ou simplesmente te gerar alguma curiosidade. Confira as imagens:

1. Desmatamento na Amazônia

2. Línguas faladas em cada região da China

Línguas na China

A China é um país de dimensões continentais e as línguas faladas em seu território são diversas. Existem estimativas que colocam o número de idiomas falados na China na casa das centenas. A imagem reflete as diversas divisões e singularidades do país, que se estende da Ásia Central e de país com raízes turas como o Cazaquistão até a Coreia, onde se fala coreano.

3. Países que condenaram o nazismo e o racismo em resolução da ONU

Ucrânia e EUA não condenaram o nazismo na ONU

Esse mapa mostra que países foram contra uma resolução da ONU que ordena os países a condenar o nazismo e o neonazismo, além do racismo, da xenofobia e intolerância. Ucrânia e EUA foram os únicos países a votarem contra, enquanto União Europeia, Canadá, Turquia, Georgia, Japão, Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul e Libéria se abstiveram.

4. Onde ser LBGTQIA+ é crime?

Países que têm pena capital para sexo homossexual entre homens

Esse mapa mostra os países em que ser LGBTQIA+ é crime passível de pena de morte: Emirados Árabes, Catar, Mauritânia, Nigeria, Somália, Afeganistão e Paquistão.

5. Mortes por milhão causadas pela covid-19

Covid afetou de forma mais intensa de EUA, Europa e América Latina

A pandemia arrefeceu graças à vacinação – mas segue matando muita gente. Esse gráfico atualizado mostra as mortes por milhão de habitantes causadas pela doença: o destaque vai para a China, por seu controle extremamente rígido da pandemia, e para os países da África Central, onde houve grande subnotificação de casos.

6. Países onde tem McDonald’s

Países que possuem atualmente lojas do McDonald’s

Em cinza estão os países que nunca tiveram um McDonald’s. Em vermelho, os países onde há McDonald’s. E em azul, estão os países onde a empresa deixou de fazer negócios: Islândia – onde a empresa faliu -, Bolívia – em um caso similar -, e Irã, que baniu o restaurante.

7. Mapa-mundi da escravidão moderna

Escravidão Moderna é problema grave no mundo todo

A escravidão teoricamente acabou no século XX, mas ainda existem casos de trabalho análogo à escravidão e tráfico de pessoas em diversos países do mundo. Nesse mapa, quanto mais escuro a coloração do país, maior a taxa de pessoas escravizadas a cada mil habitantes.

8. Fertilidade global

 

África terá maior densidade demográfica no futuro

Esse mapa mostra quantos filhos em média cada família tem. E ele é interessante para mostrar como o mundo será no futuro, com grande parte da população mundial em países africanos e uma redução considerável no hemisfério norte e em alguns países do hemisfério sul.

9. Prevalência de HIV por país

Negacionismo contra HIV afetou drasticamente na áfrica subsaariana

Esse gráfico mostra a prevalência de HIV por países do mundo. Quanto mais próximo do vermelho escuro, maior a prevalência. É curioso observar como a falta de políticas públicas e o negacionismo frente à doença – que foi muito comum na África dos anos 90 – colaborou para altas taxas de prevalência do vírus, que segue sendo um problema de saúde pública global.

10. Territórios indígenas (ou autóctones)

Porcentagem da população indígena ocupando territórios do mundo

Esse gráfico mostra qual é a proporção de pessoas indígenas ou nativas de uma região (e reconhecidas por órgãos nacionais e internacionais) ocupando um território. O gráfico mostra como os povos indígenas da América do Sul perderam muito de seu espaço, mas também exibe exemplos de sucesso, como a conservação das populações originárias do Pacífico.

Publicidade

Fotos: Reprodução/GeographyNow


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Canais Especiais Hypeness