Sustentabilidade

5 casos de cobras perigosas encontradas em casas e centros urbanos do Brasil

Roanna Azevedo - 01/04/2022 às 09:41

Na lista de répteis mais temidos pelas pessoas, as cobras talvez ocupem o primeiro lugar. Agora, imagine dar de cara com uma passeando pelo quintal de casa? No Brasil, onde existem mais de 400 espécies de serpente, essa é uma situação mais frequente do que parece.

Para provar que casos desse tipo são comuns nas cidades brasileiras, listamos abaixo cinco episódios em que cobras resolveram visitar algumas casas espalhadas pelo país.

Mulher encontra cobra jararaca dentro de casa e surpreende biólogo pela calma

1 – Sucuri de 5 metros aparece em sítio de São Carlos (SP)

Em São Carlos, no interior de São Paulo, uma sucuri de 5 metros de comprimento foi encontrada em um sítio na área rural da cidade. Descoberta pelo morador do local, a cobra estava próxima a um brejo e havia devorado três cachorros.

Coube ao Corpo de Bombeiros da região capturar o animal e levá-lo para um lugar seguro.

Sucuri: mitos e verdades sobre a maior cobra do Brasil

2 – Surucucu-do-pantanal tenta invadir apartamento em condomínio de Cuiabá (MT)

Uma cobra invadiu um condomínio em Cuiabá, capital de Mato Grosso do Sul, e causou uma verdadeira confusão. A serpente não peçonhenta, conhecida como surucucu-do-pantanal, foi encontrada pela mãe da moradora Rejane Barbosa.

Cobra rasteja por fios de alta tensão para capturar pássaro; veja vídeo

“Estávamos de porta aberta. Minha mãe havia saído para recolher roupa e, quando voltou, a luz do corredor não acendeu, mas a luz da sala refletiu e ela viu a cobra, que já estava para entrar em casa. Ela começou a gritar, fui ver o que era e dei de cara com a cobra pronta para atacar”, contou Rejane.

Após serem auxiliadas pelos vizinhos, o Corpo de Bombeiros foi acionado. A equipe acabou demorando para chegar e o animal foi morto pelos próprios moradores.

3 – Escola é invadida por cobras corais verdadeiras em Florianópolis (SC)

Não apenas uma, mas duas cobras corais verdadeiras assustaram os alunos de uma escola estadual de Florianópolis, Santa Catarina. A primeira caiu do forro do teto de uma das salas de aula bem no meio dos estudantes, que foram retirados do local antes que o animal fosse morto por um professor. Dias depois, a segunda foi encontrada no banheiro do colégio e presa dentro de um recipiente de vidro.

Conheça a cobra mais venenosa do Brasil, capturada 4 vezes em 12 dias em Santa Catarina

A recorrência dos acontecimentos fez com que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) fosse acionado pela Secretaria de Estado da Educação para realizar uma investigação. Um biólogo foi enviado até a escola para analisar o espaço e dar orientações aos funcionários e alunos.

4 – Cobra-cipó é achada escondida em motor de carro na cidade de Araguari (MG)

Funcionários de uma locadora de automóveis de Araguari, em Minas Gerais, se depararam com uma situação inusitada: uma cobra-cipó foi encontrada escondida no motor de um dos carros do estabelecimento. O Corpo de Bombeiros foi comunicado, apanhou o animal e o levou para uma área de reserva.

Conheça mais sobre a nova espécie de cobra do Himalia descoberta com ajuda do Instagram

Apesar de não ser peçonhenta, a cobra-cipó é capaz de atacar seres humanos. Além de dor, sua mordida pode causar coceira e queimação, reações do corpo a secreção que ela libera para imobilizar possíveis presas.

5 – Homem se assusta com cobra dentro do banheiro em Goianésia (GO)

Um morador de Goianésia, cidade de Goiás, encontrou uma cobra coral verdadeira dentro do banheiro de casa. A serpente estava em cima de um rolo de papel higiênico.

O Corpo de Bombeiros foi informado e conseguiu resgatar o animal com segurança. Os militares também soltaram a cobra em uma região de mata, onde ela pode viver livremente.

Coral-verdadeira vomita outra cobra depois de ser resgatada em Santa Catarina; veja vídeo

Publicidade

Foto 1: Twitter/Reprodução

Foto 2: Jessica Poliana/Reprodução

Foto 3: NSC TV/Reprodução

Foto 4: Correio Braziliense/Reprodução

Foto 5: Divulgação/CBMGO

 

 


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Canais Especiais Hypeness