Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Cada geração naturalmente possui seu próprio repertório de músicas, ídolos, estilos, modas, roupas e gírias. Se hoje a internet pauta praticamente todo o imaginário juvenil, no passado recente, antes da rede sequer existir, naturalmente não existiam memes, redes sociais, nem o acesso à quantidade infinita de informação que move o inconsciente coletivo atual – e o mesmo pode se dizer dos medos e lendas que assustam cada época.
Não há, por exemplo, uma única pessoa que tenha nascido nos anos 80 e crescido nos 90 que não se lembre do medo que sentia da lenda do boneco do fofão com faca de plástico no seu interior, do disco da Xuxa que trazia mensagens satânicas se tocado de trás pra frente, ou da lenda do espírito da loira no banheiro das escolas.
Kathy Bates em cena do clássico “Louca Obsessão”, lançado em 1990
-Estes eram os presentes de Natal mais celebrados nos anos 1980 e 1990
E se a televisão, os jornais, as revistas e o rádio eram, nesse passado, a fonte de informações, o cinema também tinha importante função para moldar tais imaginários – principalmente o repertório de sustos, assombros, temores e pavores: foram dos filmes que surgiram alguns dos personagens que mais ocuparam os pesadelos e as noites de insônia da criança que nasceu nos anos 80 e adolesceu nos anos 90.
Para muito além de Freddy Krueger e Jason – que, vale dizer, também causaram imenso pavor, tanto no cinema quanto através dos filmes alugados em fitas VHS – a década de 90 trouxe ao mundo alguns dos mais lendários, singulares e assustadores filmes de terror de todos os tempos.
Hannibal Lecter, um dos maiores vilões de todos os tempos, em “O Silêncio dos Inocentes”, de 1991
-7 grandes filmes sobre exorcismo na história do cinema de terror
Mesmo filmes que não se enquadram precisamente no gênero “terror”, e que eram capazes até mesmo de fazer o espectador rir, também deixavam sem dormir: quem aí pode negar que morreu de rir, por exemplo, assistindo ao boneco Chucky, mas que depois teve medo dos seus próprios brinquedos quando se deitou na cama? Foi para celebrar esse repertório de filmes assustadores dos anos 90, e anunciar a chegada justamente do Brinquedo Assassino à plataforma, que nos juntamos ao Prime Video para lembrar de 6 filmes que assombraram essa geração.
Carol Anne “indo para a luz” em “Poltergeist”
Apesar de se tratar de um filme de 1982, Poltergeist – O Fenômeno habitou o imaginário das crianças dos anos 90 através das locadoras: por se tratar de um filme escrito e produzido por Steven Spielberg, era permitido que as crianças o alugassem – para, depois, morrerem de medo em casa. A história da invasão de espíritos e eventos paranormais na casa onde vive a pequena Carol Anne, e principalmente sua cena diante da TV em estática, apavorou gerações e gerações. E não somente nas telas: o filme ainda foi acusado de ser amaldiçoado, por conta da morte de diversas pessoas associadas à sua produção.
“Candyman” causa medo e também reflexão, sobre racismo, escravidão e violência
Dirigido por Bernard Rose e lançado em 1992, o filme O Mistério de Candyman foi um dos primeiros a levar abertamente uma lenda urbana para as telas. No filme, uma antropóloga estuda a lenda de um homem escravizado que teria tido sua mão amputada e sido assassinado com o corpo coberto de mel, para que abelhas o picassem até a morte. Mais de um século depois, a lenda dizia que seu espírito retornava para quem dissesse seu nome três vezes diante do espelho – com sede de vingança e um imenso gancho no lugar de sua mão. Um remake do filme de 1992 foi lançado, em 2021, intitulado A Lenda de Candyman – e ambas as versões estão disponíveis no Prime Video.
-Jordan Peele produz filme que recria mito da ‘loira do banheiro’ para debater questões sociais
A personagem de Anjelica Huston “revelada” em bruxa no filme de 1990
Estrelado brilhantemente por Anjelica Houston em 1990, Convenção das Bruxas é um desses filmes que pode corretamente ser classificado como uma comédia, mas que também tirou o sono de muita criança “noventista”. No filme, uma criança está hospedada em um hotel onde acontece uma estranha convenção: ao investigar, descobre se tratar de uma grande reunião de bruxas, que pretendem transformar todas as crianças do mundo em ratos.
Mesmo se tratando de uma divertida aventura, a cena em que as mulheres revelam sua verdadeira identidade e aparência fez a maioria das crianças fechar os olhos no cinema, e deixá-los bem abertos na hora de dormir.
Chucky apareceu no fim dos anos 80 para virar um clássico do cinema de terror – e de humor
Apesar do primeiro filme da franquia ter sido lançado em 1988, as lendárias sequências do filme Brinquedo Assassino, que solidificaram a história do personagem Chucky no imaginário juvenil de então, foram todos lançados nos anos 90. A premissa é tão simples quanto eficaz: o espírito de um assassino serial morto pela polícia “invade” um boneco de brinquedo chamado “Good Guy”, ou “bom moço”.
O brinquedo se torna Chucky, que “desperta” à vida em busca de vingança, deixando um rastro de sangue por onde passa.
O boneco, na forma de “Good Guy”, no início do filme
Trata-se, como o anterior, de mais um ótimo exemplo do tipo de filme cômico e, ao mesmo tempo, assustador, que se fazia recorrente entre as produções de então – e que até hoje fazem sucesso com graça e temor. Uma nova versão do clássico filme foi lançada em 2019, e se encontra disponível no Prime Video, assim como o primeiro da série, de 1988, e o segundo filme da franquia – Brinquedo Assassino 2, lançado em 1990 – que acabam de se juntar ao imenso repertório de filmes da plataforma.
Tim Curry tem performance inesquecível – e assustadora – como Pennywise em “It”
Lançado em 1990, originalmente como um filme para televisão e baseado no livro A Coisa, de Stephen King, It – Uma Obra Prima do Medo também assombrou o imaginário infantil dos anos 90, através principalmente do sucesso nas video locadoras. O filme apresenta a lenda de Pennywise, um palhaço que saia dos esgotos para aterrorizar uma pacata cidade dos anos 50, e que retorna 30 anos depois: por trás da forma do palhaço, porém, havia uma aranha monstruosa e de outro mundo.
Apesar de se tratar de uma produção para TV, o filme fez muito sucesso, principalmente pela interpretação genial de Tim Curry, dando vida a um dos mais assustadores palhaços da história do cinema. Uma nova e também assustadora versão desse clássico foi lançada com grande sucesso em 2017, e está disponível no Prime Video.
A cena mais emblemática de “A Bruxa de Blair”, na qual uma das personagens fala com a câmera
Lançado no apagar de luzes da década, em 1999, poucos filmes marcaram tanto o imaginário de terror do período quanto A Bruxa de Blair: uma produção simples, que se valeu da estética das câmeras portáteis e filmagens caseiras para criar um verdadeiro clássico moderno – que alcançou imenso sucesso no mundo todo.
No filme, realizado feito fosse de fato um doc, três estudantes de cinema acampam em uma assustadora floresta para realizar um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair, que supostamente assombrava o local. Uma série de fatos bizarros e assustadores começa a revelar que a lenda pode ser mais verdadeira do que eles pensavam – e gostariam – , com tudo filmado como se fosse um registro da mais plena e assustadora vida real.
Publicidade
Quando a jovem bailarina Stephanie Kurlow se converteu ao islamismo com sua família, há nove anos, ela pensou que sua...
Al Seckel’s Levitating Water Machine é uma simulação muito real de gotas de água subindo e descendo, em câmera...
Se a música estadunidense se resumisse aos artistas vindos da cidade de Detroit, no estado do Michigan, os EUA ainda...
O fotógrafo Justin James Muir criou o projeto A Book Of Beards mostrando as maiores e mais estilosas barbas que...
O pintor catalão Salvador Dali sabia que ser um surrealista não era simplesmente seu estilo de pintura, mas sim sua...
A região de Rajarata, no Sri Lanka, abriga um mistério. É lá que fica a cidade sagrada de Anuradhapura, declarada...
Um desenho gigante de um gato foi descoberto em uma colina no famoso local das Linhas de Nazca, no Peru. Especialistas...
Qual o papel do pai na hora de tomar conta dos filhos? Para January Harshe, a falta de representação da figura...
Criado por Jim Henson e sendo exibido pela televisão estadunidense desde 1969, o Sesame Street (que no Brasil foi...